Conheça Awni Eldous, o menino palestino que ficou famoso no YouTube após morrer na guerra

Atualizado em 24 de dezembro de 2023 às 23:17
Awni Eldous. (Foto: Reprodução)

“Pessoal, vou me apresentar”: essas foram as palavras de Awni Eldous, o jovem palestino que alcançou a fama no YouTube ao realizar seu sonho de ter um canal de games.

Em um vídeo postado em agosto de 2022, Awni, com apenas 12 anos, segurava um microfone e expressava suas ambições para o canal enquanto sorria para a câmera. Contudo, pouco mais de um ano depois, Awni se tornou uma das primeiras crianças palestinas a perder a vida na guerra.

A casa da família de Awni foi atingida por um ataque israelense em outubro, poucas horas depois de homens armados do Hamas cruzarem a fronteira com Israel, resultando na morte de 1,2 mil pessoas e no sequestro de 240 reféns.

O vídeo de Awni, que agora acumula milhões de visualizações, tornou-se uma homenagem póstuma, assim como outros vídeos em que ele se dedicava a jogos de videogame.

Seu perfil no YouTube atingiu 1,5 milhão de inscritos até o momento, e continua crescendo, transformando Awni em um símbolo trágico das vítimas infantis na Faixa de Gaza.

Awni, apelidado carinhosamente de “engenheiro Awni” devido ao seu amor por computadores, era uma criança feliz e confiante, de acordo com sua tia, Ala’a. Sua morte, junto com a de toda sua família, foi documentada por organizações como a Anistia Internacional.

A guerra em Gaza, que já causou a morte de mais de 20 mil palestinos, sendo mais de um terço deles crianças, de acordo com o Ministério da Saúde local, destaca a gravidade do conflito e a necessidade urgente de proteção para as crianças em meio ao caos.

Campo de refugiados palestinos na Faixa de Gaza destruído por mísseis de Israel. (Foto: Yahya HASSOUNA / AFP)

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link