Conheça Charles III, o novo monarca do Reino Unido

Atualizado em 9 de setembro de 2022 às 7:41
Charles III, novo monarca do Reino Unido.
Foto: HANNAH MCKAY / POOL/ AFP

Após a morte da Rainha Elizabeth II, nesta quinta-feira (8), príncipe Charles se torna o primeiro na linha de sucessão do trono. Primogênito da monarca, ele ocupa o trono após o reinado mais longo da história do Reino Unido, que durou mais de sete décadas. Depois dele, está o seu filho mais velho, o príncipe William.

Ao assumir o trono do Reino Unido, o herdeiro pode escolher como ser chamado. Segundo os ritos oficiais, Charles Philip Arthur George tinha duas opções. A primeira, seguir o caminho tradicional e assumir o título de rei Charles III. Ele também poderia ter adotado um novo “título real”, optando por rei George VII, seu último nome, por exemplo. O príncipe Charles já vinha assumindo as funções da mãe, em meio ao avanço da idade dela.

Segundo o jornal britânico “The Guardian”, o novo rei já fez seu primeiro pronunciamento. “A morte da minha querida mãe, a majestade a rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para os membros da minha família”, disse Charles em comunicado.

Com 73 anos, ele é o monarca mais velho a iniciar um reinado. O filho de Elizabeth ll e Philip tinha apenas 3 anos quando sua mãe assumiu o trono, após o falecimento do avô, o Rei George VI. Aos 9 anos, ele se tornou príncipe de Gales, título tradicional do herdeiro do trono britânico. Ele também herdou outros títulos de seus pais, como Duque da Cornualha e Duque de Edimburgo.

Ele frequentou a e escola e universidade. Estudou em Cheam School, nos arredores de Londres, Gordonstoun, no norte da Escócia, e Trinity College, em Cambridge. Charles é um ambientalista de longa data e busca chamar atenção para o tema. Recentemente, ele disse que um de seus carros, da marca Aston Martin, foi modificado para funcionar à base de “queijo” e “vinho”.

Se casou com Diana Spencer, a carismática princesa Diana, em 29 de julho de 1981 e tiveram dois filhos, o príncipe William, nascido em 1982, e o príncipe Harry, em 1984. Eles enfrentaram anos de problemas conjugais, que resultaram na separação em agosto de 1996.

Um ano depois do divórcio, em 31 de agosto de 1997, Diana morreu vítima de um acidente de carro, em Paris, na França, enquanto fugia de um paparazzi, e Charles se casou com Camilla quase oito anos após a morte de Diana, em 2005.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link