Conheça Dina Boluarte, a sucessora de Castillo no conturbado Peru

Atualizado em 7 de dezembro de 2022 às 20:49
Dina Boluarte tomou posse após tentativa de golpe de Castillo
Foto: EPA / Ansa – Brasil

Dina Boluarte, vice-presidente do Peru, assumiu a presidência do país após a destituição de Pedro Castillo. Ela é a primeira mulher a ocupar o posto, em mandato que deve se estender até 2026, caso não sejam convocadas eleições antecipadas.

Nascida em Apurímac em 1962, Dina foi eleita na chapa de Castillo em 2021 pelo partido Peru Libre. Advogada, ela fez mestrado em Direito Notarial e Registral na Universidade San Martín de Porres. A sucessora do presidente destituído também trabalhou no órgão Registro Nacional de Identificação e Estado Civil (Reniec) e também foi diretora da Ordem dos Advogados de Lima.

Em 2018, ela foi candidata a prefeita de Surquillo pelo partido Peru Libertário, mas ficou em nono lugar na disputa, com 2.040 votos. Boluarte também ocupou o cargo de ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social durante o curto governo de Castillo.

Nesta quarta (7), Castillo anunciou que iria fechar o Congresso da República e implantar um “governo de exceção” no país. O pronunciamento ocorreu horas após debate sobre abertura de um processo de impeachment contra ele.

“Rejeito a decisão de Pedro Castillo de levar à frente a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso. É um golpe de Estado que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana terá que superar com o estrito cumprimento da lei”, afirmou Boluarte após a fala do então presidente.

Posteriormente, ele foi preso por tentar um golpe de Estado. Castillo não teve apoio das Forças Armadas do Peru e o parlamento decidiu destituí-lo. Junto de sua mulher, Lilia Paredes, seus filhos e sua cunhada, ele tentou fugir do Palácio do Governo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link