
O bilionário britânico Hamish Harding é um dos cinco tripulantes desaparecidos do submarino Titan, que se encontra desaparecido desde o último domingo (18), quando submergiu para uma expedição ao naufrágio do Titanic. Além de ser dono de uma das maiores empresas do ramo de aviação do mundo, Harding é formado em Ciências Naturais e Engenharia Química na Universidade de Cambridge e tem uma longa carreira como aventureiro.
Como piloto de avião, Harding já bateu 16 recordes mundiais de aviação, entre eles, o de circunavegação mais rápida já registrada, pelos Polos Norte e Sul, em 2019. Em 2022, ele foi o primeiro britânico a viajar em uma missão da Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, deixando a atmosfera terrestre e adentrando o espaço.
Entre as outras aventuras protagonizadas pelo empresário, estão viagens ao Polo Sul na companhia do astronauta Buzz Aldrin, segundo homem a pisar na Lua.
Harding é dono e fundador do Action Group, dono da Action Aviation e outras empresas, criado em 2002. Descrito como um “grupo de investimento de capital privado”, a companhia afirma investir em empresas de “crescimento rápido” ao redor do mundo, segundo seu site oficial. A Action Aviation, por sua vez, foi criada em 2004 e faz compra e venda de aeronaves.
Outra companhia do grupo é a Action Property Group, fundada em 2006, e que investe no mercado imobiliário de luxo em países como Estados Unidos e Inglaterra. Há ainda a Action Productions, que investe em filmes e já fez parcerias com produtoras de Hollywood.
A presença de Harding no submarino foi confirmada por Mark Butler, diretor de umas das empresas do bilionário. No domingo, o perfil da Action Aviation nas redes havia comemorado o início da viagem do britânico ao Titanic.
“O submarino teve um lançamento bem-sucedido e Hamish está atualmente mergulhando. Fique ligado para mais atualizações!”, disse a postagem.
O empresário segue desaparecido desde que embarcou na pequena expedição da empresa OceanGate, que oferece um passeio ao ponto do naufrágio do Titanic. Todo o passeio deveria durar cerca de 8 dias.
O submarino iniciou sua viagem na madrugada de domingo e perdeu sinal com a equipe na superfície. Equipes de busca seguem atuando na região à espera de localizar a expedição.

Os destroços do Titanic ficam a 3.800 m no fundo do Atlântico. Os restos do maior navio da sua época ficam a cerca de 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá.
Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link