Conselheiro de Trump ameaça Moraes após prisão de Bolsonaro

Atualizado em 24 de novembro de 2025 às 14:28
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Jason Miller, seu conselheiro. Foto: Reprodução

O conselheiro de Donald Trump, Jason Miller, publicou uma ameaça ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após a prisão de Jair Bolsonaro. Em seu perfil no X, ele compartilhou a imagem de Voldemort, o vilão de Harry Potter frequentemente usado por críticos para se referir a Moraes, acompanhada da frase “o inverno está chegando”, em português.

Miller é uma figura influente no entorno do líder republicano e costuma atuar como porta-voz informal de temas sensíveis da Casa Branca. Essa não é a primeira publicação sobre a prisão de Bolsonaro feita por ele desde que o magistrado mandou o ex-presidente para a Superintendência da Polícia Federal, no sábado (22).

No mesmo dia, ele fez post dizendo que o ex-presidente é vítima de uma “caça às bruxas”. “A todos que foram enganados achando que a caça às bruxas do Supremo e de Moraes contra Bolsonaro era exagerada, que só queria que Bolsonaro fizesse uma detenção domiciliar leve mas não queria mandá-lo para a prisão… Espero que vocês estejam aproveitando seu café da manhã”, escreveu.

O conselheiro de Trump também vinha se manifestando sobre o julgamento de Bolsonaro em setembro, quando ele foi condenado a 27 anos de prisão. Ele chegou a elogiar o voto de Luiz Fux, o único divergente da Primeira Turma na ocasião.

À época, ele também chamou Moraes de “gangster de terceira categoria” e afirmou que o magistrado é “a maior ameaça à democracia no Hemisfério Ocidental”. Ele também usou termos como “ditador” e “terrorista” para atacar o ministro.

O novo post também se inseriu numa sequência de reações internacionais. No sábado, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou nota criticando a decisão de Moraes e acusando o ministro de “politizar de forma escancarada o processo judicial”.

Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã do último sábado e levado à sede da PF em Brasília por planejar fuga e tentar violar a tornozeleira eletrônica que usava enquanto cumpria prisão domiciliar.

Veja os posts de Miller:

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.