Conselheiro de Trump celebra pesquisa picareta que mostra Flávio à frente de Lula

Atualizado em 12 de dezembro de 2025 às 15:47
Jason Miller, secretário do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Reprodução

Jason Miller, conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou uma pesquisa picareta que aponta Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à frente de Lula em um eventual segundo turno nas eleições de 2026. O levantamento foi feito pelo Instituto Gerp, que é conhecido por diversos erros.

Ele compartilhou um gráfico distorcido, que havia sido publicado pelo próprio senador, nos stories do Instagram. Na imagem, Flávio aparece sorrindo ao lado de uma barra com 42% e e uma distância proporcional de Lula, que tem só 1% a menos.

Post de Jason Miller sobre pesquisa picareta no Instagram. Foto: Reprodução

O histórico recente do Instituto Gerp inclui decisões judiciais que afetaram a validade de pesquisas eleitorais. Em 2024, um levantamento sobre a disputa pela Prefeitura do Rio, que indicava Rodrigo Neves (PDT) na liderança, foi suspenso por determinação da juíza Simone Ramalho Novaes, da 72ª Zona Eleitoral de Niterói, após questionamentos sobre a origem dos recursos utilizados.

O pedido para retirar essa pesquisa do ar partiu do então candidato Carlos Jordy (PL), que apontou irregularidades na fonte de custeio. No registro do levantamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral, constava que os recursos teriam origem no “fundo partidário”, apesar de a pesquisa ter sido encomendada pela Tribuna da Imprensa Online.

O PDT alegou que a indicação do fundo partidário foi resultado de um erro de digitação no momento do cadastro. O Instituto Gerp confirmou a falha e afirmou que o correto seria “Outros – Recursos Próprios”. Mesmo assim, as pesquisas permaneceram suspensas, com previsão de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão judicial.

Críticas ao instituto também aparecem em declarações antigas de Carlos Jordy. Em novembro de 2020, ele escreveu nas redes sociais: “Não acreditem nas pesquisas, sobretudo no instituto GERP”.

Em 2022, às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais, o Gerp divulgou pesquisa que atribuía 52% dos votos válidos a Jair Bolsonaro e 48% a Lula. O resultado oficial das urnas, porém, foi diferente: o petista venceu com 50,9%, enquanto o então mandatário obteve 49,1%.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.