Conselho de Ética da Alesp vota a favor da cassação do Mamãe Falei

Atualizado em 12 de abril de 2022 às 17:31
Imagem de Arthur do Val falando Mamãe Falei
O deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val (União Brasil). Imagem: Reprodução

Por 10 votos a 0, o Conselho de Ética da Alesp foi favorável pela cassação do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil). O caso agora vai para o plenário, no qual todos os parlamentares decidirão se o Mamãe Falei perderá o seu mandato e ficará inelegível pelos próximos 10 anos.

O relator do caso, deputado estadual Delegado Olim (PP-SP), entregou na semana passada o relatório. O deputado pode perder o mandato por causa dos áudios machistas em que afirma que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

As punições previstas ao ex-bolsonarista são: advertência, censura verbal ou escrita e perda temporária ou perda de mandato. Não há, porém, uma previsão para a conclusão do processo. Caberá ao deputado estadual Carlão Pignataria, presidente da assembleia, definir quando o tema será pautado. A aprovação depende de maioria simples.

Mamãe Falei tentou justificar

Arthur do Val foi duramente criticado pelos deputados, que deixaram muito claro que seriam favoráveis ao relatório apresentado pelo Delegado Olim. Gil Diniz, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, chegou a acusar o Mamãe Falei de compartilhar fotos de mulheres em que havia se relacionado em grupos de WhatsApp.

Na sua vez, Arthur disse que a punição era excessiva e que outros parlamentares não sofreriam o mesmo castigo. No entanto, demonstrou que tinha consciência que não conseguiria reverter a decisão dos seus colegas.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link