Conselho de Ética arquiva ação contra Zambelli por ofensas a deputado

Atualizado em 9 de agosto de 2023 às 15:54
A deputada Carla Zambelli (PL-SP). Foto: Reprodução

O Conselho de Ética da Câmara decidiu rejeitar, por 15 votos a 4, o prosseguimento de uma representação contra a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP). O deputado João Leão (PP-AL), relator do caso, mudou seu relatório e pediu a inadmissibilidade. Na semana passada, ele havia recomendado o prosseguimento da ação.

Agora, caso não seja concedido recurso ao plenário, o caso será arquivado. “Em função do que aconteceu, porque nós temos algumas dúvidas e eu acho que não pode condenar ninguém em função de dúvidas, eu vou mudar meu voto e passar a votar pela inadmissibilidade”, disse Leão.

A parlamentar é acusada de de quebra de decoro por mandar o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) “tomar no c*”. A ação aconteceu em 11 de abril, durante audiência pública da Comissão de Segurança Pública com participação do ministro da Justiça, Flávio Dino.

Zambelli agradeceu ao relator pela mudança do voto e disse que a Câmara tem que “acalmar os ânimos”. “Acho que a gente tem que acalmar os ânimos nessa Casa. Esse ano a gente começou, todos nós, com os ânimos exaltados. Admito que comecei com o ânimo exaltado, mas hoje vejo de outra maneira, a gente pode fazer embate de ideias sem atacar pessoas”, afirmou a deputada.

O colegiado também decidiu adiar a análise do parecer do deputado Ricardo Maia (MDB-BA), que decidiu arquivar uma representação contra o deputado Márcio Jerry (PCdoB), acusado de ter assediado a deputada Júlia Zanatta (PL-SC). O adiamento ocorreu porque o deputado do PCdoB está internado para realizar uma cirurgia de apendicite.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link