Conselho Tutelar: o que acontece agora e quais os próximos passos dos eleitos

Atualizado em 2 de outubro de 2023 às 12:38
Veículo do Conselho Tutelar. Foto: Reprodução

As eleições para os Conselhos Tutelares de 2023 demonstram um panorama significativo e um marco nas estratégias de proteção aos direitos de crianças e adolescentes em território brasileiro.

Os resultados das eleições, que começaram a ser divulgados neste domingo, 1º de outubro, revelam não apenas quem serão os novos conselheiros, mas também sinalizam para uma tendência de maior participação social, conforme destacado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Com os resultados sendo progressivamente divulgados, as próximas etapas incluem a publicação da lista de eleitos no Diário Oficial de cada município na terça-feira (3) e a posse dos conselheiros tutelares eleitos, prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.

Relevância dos Conselhos Tutelares

Os Conselhos Tutelares são órgãos autônomos e permanentes, encarregados de zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros, que têm um mandato de quatro anos e atuação com dedicação exclusiva, desempenham funções críticas na proteção deste público, fiscalizando entidades, recebendo denúncias e atuando para garantir que seus direitos sejam preservados.

Maior participação e uso de tecnologia

Uma nota de destaque nas eleições deste ano foi o uso de mais de 56 mil urnas eletrônicas, utilizadas pela primeira vez em algumas localidades, um avanço que visa modernizar e agilizar o processo eleitoral. Natal, mesmo com o adiamento devido a problemas logísticos, e outras cidades que enfrentaram desafios, como algumas do Rio Grande do Sul em razão de condições climáticas adversas, indicam que há espaços para melhorias na logística do processo.

Desafios logísticos e adiamentos

A gestão e logística das eleições, realizadas sob a responsabilidade dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, trouxeram desafios. Alguns municípios, como Natal e Brasília, enfrentaram percalços, seja por erros na distribuição das urnas ou outros obstáculos, indicando um ponto de atenção para futuras eleições e para as autoridades responsáveis.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link