Consignado do Auxílio Brasil é inconstitucional, diz Aras ao STF

Atualizado em 15 de novembro de 2022 às 20:05
Procurador-geral da República, Augusto Aras. Foto: Reprodução

O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou ao Supremo Tribunal Federal que o crédito consignado do Auxílio Brasil é inconstitucional. Segundo Aras, a modalidade fere a dignidade das pessoas e pode levar o endividamento de pessoas socialmente vulneráveis.

A manifestação de Aras é dada em uma ação protocolada pelo PDT no STF, que pede o cancelamento do consignado do benefício.

“O que fez a lei impugnada, ao aumentar os limites para (ou possibilitar) a contratação de empréstimos com pagamento descontado em folha pelo INSS ou pela União (crédito consignado), foi retirar uma camada de proteção a direitos da população hipossuficiente”, escreveu Aras.

Para Aras, o consignado do Auxílio é a porta de entrada para o superendividamento das famílias, configurando violação dos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da defesa do consumidor.

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou a operação do crédito consignado do benefício assistencial pela Caixa Econômica Federal e outros 11 bancos às vésperas das eleições. A aposta do governo era tentar turbinar o acesso de dinheiro de pessoas em situação de vulnerabilidade na tentativa de colher dividendos eleitorais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link