Consultoria de R$ 70 mi sem licitação para privatizar CPTM e Sabesp de Tarcísio vai parar no TCE

Atualizado em 16 de abril de 2023 às 17:24
Tarcísio de Freitas batendo martelo em leilão
Tarcísio de Freitas (Repúblicanos), governador de São Paulo, durante leilão do Trecho norte do Rodoanel, dia 14 de março deste ano – Reprodução/Youtube

A contratação sem licitação de uma consultoria pelo governo Tarcísio de Freitas em São Paulo será questionada junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) por deputados estaduais da oposição.

Os contratos foram assinados com a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial. Entre os serviços, estão assessoria e consultoria para viabilizar a privatização da Sabesp e concessão de linhas de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

“Suspeitamos que a prática pode incorrer em mal-uso do dinheiro público, contrariando o princípio da eficiência, e possível improbidade administrativa. É o que pedimos que o Tribunal de Contas do Estado possa apurar”, justificou o deputado Paulo Fiorilo (PT).

Segundo Fiorilo, o questionamento ao TCE será feito por parlamentares da Federação Brasil da Esperança, que na Assembleia paulista conta com 18 petistas e uma deputada do PCdoB. A liderança da Federação ficou a cargo do deputado Paulo Fiorilo.

O governo paulista informou, via assessoria de imprensa, que não foi notificada pelo Tribunal de Contas do Estado. Segundo nota, o estado publicou Decretos autorizando a contratação de estudos sobre a viabilidade do projeto de concessão das Linhas 10 a 13, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e da futura Linha 14-Ônix. Estão em análise também a proposta de desestatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

“A IFC é uma instituição ligada ao Banco Mundial com atuação reconhecida no setor de modelagem de parcerias do setor público com o setor privado em diversos países e com vasta experiência na estruturação de empreendimento de infraestrutura de grande porte”, diz a nota. “A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) tem como atribuição desenvolver projetos de concessões, parcerias público-privadas (PPPs) e desestatização que promovam melhorias e eficiência na prestação de serviços públicos ao cidadão paulista e que tragam investimentos para o Estado de São Paulo.”

“Constantes problemas de operação”

O termo de contrato assinado entre o Estado e a IFC foi publicado em 13 de abril. O valor dos serviços prestados pela corporação totaliza R$ 71,3 milhões, com vigência de 48 meses e possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

Os deputados ressaltam que a IFC já prestou o mesmo serviço para o estado na concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM e argumentam que, na ocasião, os ganhos anunciados pela empresa prestadora da consultoria não se verificaram.

“Ao contrário, desde a concessão das referidas linhas ao Consórcio Via Mobilidade, há pouco mais de um ano, ocorreram 166 falhas, ou seja, média de uma a cada três dias”, afirma Fiorilo.

“Os constantes problemas de operação indicam que a concessão não foi bem-sucedida e que a empresa concessionária tem falhado em resolver tais problemas, bem como o estado em cobrar o cumprimento do contrato, de acordo com sua modelagem. O Ministério Público do Estado, inclusive, recomendou a rescisão do contrato de concessão”, acrescenta o parlamentar.

Maioria rejeita privatizações

Principal promessa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é rejeitada pela maioria dos moradores do estado.

De acordo a pesquisa Datafolha divulgada na última segunda-feira (10), 53% dos paulistas afirmam ser contrários à transferência da empresa a grupos privados. Outros 40% se declararam favoráveis, 1% indiferente e 6% responderam não saber.

Publicado originalmente em Brasil de Fato

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.