“Continuarei enfrentando toda essa turma”, diz Felipe Neto após denúncia de Lira

Atualizado em 25 de abril de 2024 às 20:01
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o youtuber Felipe Neto. Foto: Reprodução

O youtuber Felipe Neto se manifestou após ser denunciado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), por chamá-lo de “excrementíssimo”. O parlamentar acionou a Polícia Legislativa contra o influenciador após suas críticas durante simpósio organizado na Casa na última terça (23).

Na denúncia feita contra Felipe Neto, que foi enviada à Justiça Federal, Lira argumenta que ele usou “expressões injuriosas” e “atribuiu a ele juízo depreciativo” com a declaração. O youtuber diz ter achado o caso “curioso” e argumenta que jamais quis ofender a honra do presidente da Câmara.

Ele ainda criticou Lira por sua atuação como parlamentar, dizendo que “suas ações e inações são em grande parte nocivas e extremamente reprováveis”, e disse que já foi alvo de tentativas de “silenciamento”, inclusive da família do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

O youtuber ainda prometeu continuar “enfrentando toda essa turma” e citou uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a liberdade de “opiniões contrárias, jocosas, satíricas” contra autoridades.

Veja o pronunciamento do youtuber na íntegra:

Acabo de saber que o presidente da Câmara dos Deputados acionou a polícia contra mim. Confesso que achei curioso, uma vez que o próprio Arthur Lira disse hoje: “Parlamentar ser chamado para depor na PF porque disse que ministro é isso ou aquilo na CPI é exagerar um pouco”.

Não tenho opinião sobre a pessoa Arthur Lira, não o conheço. Como parlamentar, minha opinião é clara: suas ações e inações são em grande parte nocivas e extremamente reprováveis.

Minha intenção, ao citar “excrementíssimo”, foi claramente fazer piada com a palavra “excelentíssimo”, uma opinião satírica, jocosa, evidentemente sem intenção de ofensa à honra.

Já sofri tentativas de silenciamento com o uso da polícia antes, inclusive pela família Bolsonaro.

Continuarei enfrentando toda essa turma enquanto me sobrarem forças. E eu nunca falei que os enfrentaria com flores, nem assim o fiz e nunca o farei.

“A liberdade de expressão existe para a manifestação de opiniões contrárias, jocosas, satíricas e até mesmo errôneas, mas não para opiniões criminosas, discurso de ódio ou atentados contra o Estado Democrático de Direito e a democracia” – STF. AP 1044/DF, relator Min. Alexandre de Moraes, julgamento em 20.4.2022 (info 1051).

Veja a declaração que motivou a denúncia de Lira contra Felipe Neto:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.