Contra golpe, Lula busca apoio da “terceira via” para cravar vitória no 1° turno

Atualizado em 14 de julho de 2022 às 6:45
Pacheco, Lula, parlamentares: no encontro entre presidente do Congresso e pré-candidato petista.
Foto por: Cristiano Mariz/O Globo

Nesta quarta-feira (13/07), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almoçou com parlamentares aliados e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Durante este encontro Lula disse ser essencial haver uma vitória sua já no primeiro turno para que não prosperem ameaças de ruptura democrática estimuladas por Jair Bolsonaro (PL) e aliados.

Para isso, segundo relatos de pessoas que participaram da conversa, Lula afirmou que ele e o PT estão em busca do apoio formal no primeiro turno de quase toda a chamada terceira via — não só do PSD de Gilberto Kassab e do MDB de Simone Tebet, mas também da União Brasil de Luciano Bivar.

Lula esteve nesta terça (12/07) e quarta em Brasília e participou de diversos encontros políticos, sendo o principal um almoço com Pacheco e parlamentares aliados, na residência oficial da presidência do Senado. A avaliação de Lula a senadores ocorreu após o almoço, em uma roda de conversa em que estavam presentes, além de Pacheco, os senadores Humberto Costa (PT-PE), Jean Paul Prates (PT-RN), Paulo Rocha (PT-PA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Alexandre Silveira (PSD-MG), além do deputado federal Reginaldo Lopes (MG), líder da bancada do PT na Câmara.

Segundo o relato de três dos participantes da conversa, o ex-presidente afirmou ter certeza de que obterá o apoio de MDB e que tem mantido pontes com Bivar, que, segundo ele, “odeia” Bolsonaro. O MDB tenta emplacar a candidatura de Tebet, mas está rachado internamente e é alvo de ofensiva do PT.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link