Contra taxa, Taurus teve 7 reuniões com governo Bolsonaro

Atualizado em 22 de fevereiro de 2022 às 16:22
Taurus teve 7 reuniões com governo Bolsonaro
Taurus encontrou 7 vezes com governo Bolsonaro antes de eliminação de taxa

A Taurus, principal fabricante de armas do Brasil, teve 7 reuniões com o Ministério da Defesa antes da revogação da taxa de 150% sobre a exportação de armas pesadas, aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) em julho de 2021. Os encontros aconteceram entre dezembro de 2020 e junho de 2021. As informações são do O Globo.

A suspensão da taxa era uma reivindicação antiga da Taurus, mas só foi aprovada depois que o Ministério da Defesa e a direção da Polícia Federal deixaram de lado um parecer técnico da divisão de repressão ao tráfico de armas da própria PF e opinaram pela eliminação da alíquota.

Segundo o O Globo, a lista de encontros, de acordo com agenda pública de autoridades do governo e do controle de entrada na sede da pasta, incluiu uma visita pessoal do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, à fábrica da empresa em São Leopoldo (RS), em 9 de junho. A agenda foi divulgada no site da própria fabricante de armas. O Ministério da Defesa informou na época que estava fazendo périplo por empresas da chamada Base Industrial de Defesa do Brasil.

“A presença da empresa em mais de 100 países demonstra a sua inegável capacidade de inovação, competividade de preços e competência em manter uma cadeia de suporte global”, disse Braga Netto à época.

Leia mais:

1- Taurus firma acordo com Universidade de Caxias do Sul (RS) para desenvolvimento de armas com grafeno

2- DF quer R$ 50 milhões da Taurus por armas com defeito de fabricação

3- Lobista da Taurus já foi ao Itamaraty 7 vezes só esse ano

PF apoiou a revogação da taxa

No mesmo dia, o secretário de Produtos de Defesa da pasta, Marcos Degaut, solicitou ao Ministério da Justiça que a PF reconsiderasse sua posição, manifestada pelo chefe da divisão de combate ao tráfico de armas, delegado Marcus Vinicius Dantas, em dezembro.

De acordo com a nota técnica do delegado, eliminar a taxa seria “temerário”, porque o controle de fronteiras é pouco eficaz, incluindo países vizinhos. Além da alíquota ter sido criada para coibir o tráfico, já que muitos armamentos exportados legalmente voltavam ao Brasil por contrabando.

Na mesma data da visita do ministro à Taurus, em 9 de junho, a direção da PF atendeu ao pedido da Defesa, e enviou à Camex dois despachos afirmando que não se opunha à revogação da taxa de exportação, sem consultar Dantas, conforme os documentos da própria corporação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link