Conversa secreta: E-mail indica telefonema entre Bolsonaro e Trump após derrota nas eleições

Atualizado em 16 de agosto de 2023 às 6:38
Donald Trump e Jair Bolsonaro. Foto: Tom Brenner

Um e-mail com a agenda confidencial da Presidência aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve uma conversa secreta com o ex-presidente americano Donald Trump após a derrota nas eleições, no dia 14 de novembro de 2022. A informação é do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

A mensagem indica que a ligação telefônica ocorreu às 16h20, a partir do Palácio da Alvorada, em Brasília, e teve dez minutos de duração. O telefonema aconteceu aproximadamente duas horas após uma reunião secreta que o alto escalão do governo teve com os comandantes das Forças Armadas.

A tal reunião contou com a presença de Bolsonaro; o general Walter Braga Netto, vice na chapa do ex-capitão; o almirante Flávio Rocha, assessor especial da Presidência; e os ministro da Defesa (Paulo Sérgio Nogueira); Justiça (Anderson Torres); Advocacia-Geral da União (Bruno Bianco); e Controladoria-Geral da União (Wagner Rosário).

Bolsonaro vai a Washington encontrar Trump, diz ex-ministro
Jair Bolsonaro e Donald Trump. Foto: Reprodução

Vale destacar que não há menção na agenda pública de Bolsonaro sobre a reunião com os comandantes das Forças Armadas nem sobre o telefonema com Trump. Segundo registros enviados à CPMI do 8 de Janeiro, aconteceram pelos menos três reuniões.

A ligação ocorreu no período em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) estava nos Estados Unidos. Nove dias após o suposto telefonema, foi publicado no jornal The Washington Post que aliados de Trump tentavam convencer Bolsonaro a contestar as eleições vencidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A reportagem mostrou que o filho “03” do ex-mandatário se reuniu com Trump, na mansão do ex-presidente americano em Mar-a-Lago, na Flórida, e conversou com Steve Bannon, ex-assessor de Trump e ideólogo da extrema-direita global.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link