Coordenador da campanha de Lula critica censura contra pesquisa Ipespe

Atualizado em 8 de junho de 2022 às 23:10
Edinho Silva
Edinho Silva. Foto: Reprodução

Coordenador da campanha eleitoral de Lula, Edinho Silva criticou censura contra pesquisa da XP que mostrava vantagem do petista sobre Jair Bolsonaro. Ele diz que o episódio mostra “como será esse processo eleitoral”.

“A democracia e o livre direito de opinar estão sendo brutalmente agredidos. Mais do que nunca, as forças democráticas precisam se unir para que o Fascismo seja derrotado”, afirma.

A XP Investimentos cancelou a divulgação de uma pesquisa de intenção de votos após a pressão de bolsonaristas. A empresa publicaria os resultados do levantamento na próxima sexta (10), mas após reclamações de clientes, empresários do agronegócio, que defenderam um boicote da empresa, e de ministros do governo, que ligaram para representantes da empresa.

Uma das executivas da empresa afirmou, em grupo no WhatsApp, que os clientes estavam “metralhando” a XP após a pesquisa. Outro, contou que alguns deles estavam pedindo o fechamento de suas contas.

Agora, a empresa só fará pesquisas Ipespe de forma mensal. Eram previstas cerca de 16 pesquisas patrocinadas pela XP até a eleição, mas, após a decisão, elas não devem passar de cinco.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link