Coordenador do Ensino Médio do governo Bolsonaro é reconduzido ao cargo no MEC por Camilo Santana

Atualizado em 1 de abril de 2023 às 13:47
Fernando Wirthmann Ferreira, coordenador-geral do Ensino Médio

O Ministério da Educação acaba de nomear para coordenador-geral de Ensino Médio Fernando Wirthmann Ferreira.

Mestre em Planejamento e Gestão, com especialização em Implementação de Políticas Públicas Educacionais e licenciado em Ciências Biológicas, Ferreira ocupou o mesmo cargo no governo Bolsonaro, sob a chefia de Milton Ribeiro, o ex-ministro pistoleiro. Fez parte também da gestão de Michel Temer.

É possível encontrar explicações para tudo, mas nada justifica a nomeação no governo Lula de alguém que teve cargo de confiança nos governos Temer e Bolsonaro. Ainda mais na Educação – pior ainda no Ensino Médio”, escreveu o educador Daniel Cara nas redes sociais.

Não encontro qualquer explicação plausível.”

As principais atribuições de Fernando Wirthmann Ferreira serão, oficialmente, “formular, coordenar, fomentar e disseminar políticas, programas, ações e diretrizes; subsidiar a formulação das políticas curriculares para última etapa da educação básica, promover a cooperação com organismos nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar a política nacional de ensino médio; promover a cooperação com e entre os entes federativos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular; subsidiar a implementação da política nacional do ensino médio, contemplando o Novo Ensino Médio e o Programa de Fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral; promover estudos sobre estruturas, currículos e organização técnico-pedagógica para o aprimoramento do ensino médio; propor e aperfeiçoar as normas para fortalecer a colaboração entre os órgãos dos entes federativos e entidades públicas e privadas no âmbito do ensino médio”.

A nomeação de Fernando Ferreira nos governos Bolsonaro e Lula