Coordenador do Prerrô diz que “talvez tenha havido excesso” de Janones, mas “ele próprio já fez autocrítica”

Atualizado em 29 de agosto de 2022 às 17:26
Ricardo Salles e André Janones discutem antes de debate da Band

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas e aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integrante da campanha, falou ao DCM sobre a confusão envolvendo o deputado federal André Janones (Avante-MG) e o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, antes do debate presidencial da Band, no domingo (28).

A briga teve início quando Lula citou a queda no desmatamento em seu governo. Salles, enfurecido, contestou aos gritos, e Janones se levantou para filmar o bolsonarista e rebatê-lo. Os dois precisaram ser separados pela segurança antes do início do evento.

Segundo Carvalho, a postura de Janones não foi discutida pelo QG lulista, mas o ex-presidente e seus apoiadores não devem, em sua opinião, “dar início” ou “insuflar” atitudes provocativas.

“Não vamos dar para essa turma a foto que eles querem que a gente dê. Não fomos nós que inauguramos no país esse clima de ódio, então tudo que a gente puder fazer para evitar um acirramento de ânimos, nós faremos”, afirma.

Ele diz que Janones “agiu de forma reativa” e que não foi o deputado quem começou a briga. No entanto, depois que a confusão se iniciou, “talvez tenha tido algum excesso da parte dele, e ele próprio já fez autocrítica a respeito disso”.

Marco Aurélio conta que, antes de começar o debate, pediu respeito a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) na plateia que estavam xingando Lula, e Salles era um deles. “Vamos assistir ao debate ou vamos pedir para tirarem vocês daqui”, disse ele ao ex-ministro.

“O Brasil que a gente quer é muito diferente do Brasil desses caras, então qualquer comportamento nosso sempre será visto com lupa. Nós temos que tomar cuidado, porque a gente dialoga pelo exemplo”, afirma.

O vídeo abaixo mostra como começou a briga: