Coordenador do Prerrogativas é cotado para a Justiça caso Lula opte por Flávio Dino no STF

Marco Aurélio de Carvalho foi citado pelo presidente como nome do PT à prefeitura de SP em 2020

Atualizado em 16 de setembro de 2023 às 7:20
Coordenador do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho. Foto: Reprodução

Em meio às especulações de que Flávio Dino é o preferido de Lula na disputa pela cadeira que será deixada no Supremo Tribunal Federal por Rosa Weber – ela completa 75 anos em outubro, quando se aposenta -, cresce na bolsa de apostas o nome do advogado Marco Aurélio de Carvalho para ocupar o lugar do ex-governador do Maranhão no ministério da Justiça.

Coordenador do Prerrogativas, movimento que ficou conhecido por posições contrárias à Lava Jato, Carvalho já chegou a ser citado pelo próprio Lula, em 2020, como um bom nome para a disputa da prefeitura de São Paulo.

O jurista formado pela PUC-SP é filiado há 30 anos e tem estreito relacionamento com setores históricos do PT, como o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, e os deputados Rui Falcão, Emídio de Souza e Gleisi Hoffmann, presidente do partido.

É quem articulou a aproximação do PT com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que acabou deixando o PSDB para assumir a vaga de vice de Lula na eleição do ano passado. Carvalho também é ligado ao ministro da Economia, Fernando Haddad – juntos, criaram as condições para a aproximação entre o líder petista e o ex-tucano.

No PT, líderes do partido avaliam como positiva a participação do Prerrogativas na construção da candidatura de Lula, em 2022. Integrantes do partido admitem que o apoio dos advogados legitimou o discurso de que o presidente foi vítima de uma ilegalidade organizada pelo ex-juiz Sergio Moro e os procuradores da chamada República de Curitiba.

Dino é um dos ministros mais bem avaliados do governo e o nome de Marco Aurélio de Carvalho na sua vaga no ministério da Justiça seria, segundo apurou o DCM, a oportunidade de o PT recuperar espaço numa pasta importante para poder lidar com temas como a segurança, entre outros considerados sensíveis para o governo.

O advogado geral da União, Jorge Messias, que será homenageado num jantar em São Paulo nesta sexta, 15, por organizações de juristas, MST, sindicatos e movimentos populares, é outro nome bem cotado para o STF.

Messias está bastante prestigiado no governo pela sua contribuição na garantia do retorno do país ao Estado Democrático de Direito. A Advocacia Geral da União, segundo apurou o DCM junto a interlocutores do presidente, tem colaborado em avanços necessários, em especial na pauta agrária, construindo caminhos e espaços para o diálogo.

Nesse caso, Carvalho é também cotado para substituí-lo na AGU.

O presidente ainda sofre pressão de parte da militância e de movimentos sociais pela indicação de uma mulher negra para a cadeira que será deixada por Rosa Weber, atual presidenta da Corte, mas a indicação de Dino tende a acalmar ânimos desse movimento pelo histórico progressista do ministro.

Em 2020, quando insinuou que Marco Aurélio de Carvalho seria uma boa alternativa à prefeitura de São Paulo, Lula sinalizava para a necessidade de o PT se reorganizar a partir de novas lideranças ligadas aos movimentos da sociedade civil, da mesma forma que fez com Fernando Haddad, que vivou prefeito de capital com seu apoio em 2012 e depois candidato à presidência, em 2018, quando estava injustamente preso em Curitiba por imposição da Lava Jato.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Jose Cassio
JC é jornalista com formação política pela Escola de Governo de São Paulo