O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou nesta quinta-feira (17) em um evento da COP27 organizado por entidades da sociedade civil para debater questões ligadas à crise do clima.
Lula (PT) agradeceu a “resiliência da sociedade civil” durante os últimos anos, em uma referência indireta ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Graças a Deus eu fui eleito em um país com um povo batalhador como o nosso. Obrigado por tudo que fizeram e pelo que vão fazer. Nossa tarefa não é só de um governo, é de uma sociedade”, disse.
Ele fez críticas ao atual mandatário por ter afrouxado leis ambientais, permitindo que criminosos atuassem livremente em biomas brasileiros. “Não é necessário derrubar uma árvore para plantar coisas novas. Temos milhares de hectares degradados que podem ser recuperados”.
Sobre a pauta ambiental no futuro governo, comentou: “Derrotamos o Bolsonaro, mas o bolsonarismo se mantém aí. Vocês estão vendo a violência com que eles atacam as aldeias indígenas. Vocês sabem o que acontece e a fúria dos madeireiros. Vamos precisar ter muito mais competência, habilidade”.
O petista reafirmou a promessa de campanha de envolver entidades da sociedade civil na construção de seu terceiro mandato. “Vamos retomar conferências nacionais. Para que o povo decida que política pública entende que seja correta”, declarou.
Nesta quinta-feira (17), Lula (PT) terá ainda um encontro com lideranças indígenas às 10h (horário do Brasil). Ele fará também reuniões com o ministro do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, e com a ministra das relações exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock. Ambos os países são doadores do Fundo Amazônia, que o petista prometeu retomar após sua eleição.
Confira a fala de Lula (PT) a partir de 1h42m:
https://www.youtube.com/watch?v=i3fnvBTwKR4