COP30: ONU cobra que países ampliem esforços e avancem em negociações

Atualizado em 16 de novembro de 2025 às 10:00
ecretário executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Simon Stiell, de perfil, falando, com relógio ao fundo
Secretário executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Simon Stiell – Reprodução

O secretário executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Simon Stiell, fez neste sábado (15) um apelo aos países que participam da COP30 para que ampliem esforços nas negociações em Belém. Ele afirmou que os governos precisam avançar para garantir resultados alinhados ao Acordo de Paris. Durante o pronunciamento, Stiell disse que os participantes têm a responsabilidade de preservar e implementar o tratado climático.

Com a chegada de ministros de vários países prevista para os próximos dias, Stiell destacou que é necessário concluir o trabalho técnico iniciado na primeira semana. Segundo ele, essa etapa é essencial para permitir que as discussões políticas avancem no ritmo esperado. O secretário afirmou que diferentes temas precisam ser consolidados para que a segunda fase da conferência transcorra sem bloqueios.

Stiell declarou que os países devem considerar as prioridades de outras nações para evitar impasses. Ele afirmou que as últimas conferências do clima registraram entregas relevantes e que a COP30 precisa manter esse nível. De acordo com o secretário, pontos que parecem secundários para algumas delegações são centrais para outras, o que exige mais disposição ao diálogo.

Entrada da COP30
Entrada da COP30 – Divulgação

O secretário mencionou que os negociadores devem intensificar conversas nos corredores e reuniões paralelas para tentar fechar acordos. Ele afirmou que os principais temas para um resultado equilibrado já foram identificados, mas disse que ainda não está claro se todas as delegações estão prontas para tratar desses pontos de forma conjunta. Stiell afirmou que é necessário avançar de maneira rápida.

Durante o discurso, Stiell citou manifestações populares, tempestades e registros de impactos climáticos em diversos países como sinais da necessidade de ação imediata. Ele afirmou que não há tempo a perder e que os participantes precisam retomar os trabalhos para tentar alcançar consenso até o fim da conferência.

A COP30 entra nesta semana em sua fase final, com encerramento previsto para sexta-feira (21). As diferenças entre países permanecem sem solução, com quatro temas principais em aberto: financiamento climático, regras de proteção comercial com base ambiental, níveis distintos de ambição nas metas e questionamentos sobre transparência e critérios de dados utilizados nas negociações.

Seminário Pós-COP:  O Brasil diante das transformações globais 

24 de novembro de 2025  (segunda-feira); sessões às 10:00-12:30 e 19:00-21:30 

FESPSP – Rua General Jardim, Vila Buarque, São Paulo/SP 

Garanta sua vaga: https://poscop.org/ 

Sessão da Manhã (10:00-12:30) 

Aldo Fornazieri (Professor da FESPSP, Cientista Político) – abertura da sessão 

Ricardo Abramovay (Professor Sênior, Instituto de Energia e Ambiente, USP) 

Gabriel Ferraz Aidar (Superintendente de Planejamento e Pesquisa Econômica, BNDES) 

Alexandre Ramos Coelho (Coordenador do MBA em Geopolítica da Transição Energética, FESPSP)

Sessão da Noite 19:00-21:30

Painelistas confirmados:

Aldo Fornazieri (Professor da FESPSP, Cientista Político) – abertura da sessão

Paulo Teixeira (Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar)  

Luciana Aparecida da Costa (Diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática, BNDES)

Juliano Medeiros (Historiador e Professor Convidado da FESPSP) 

Uma parceria DCM + FESPSP para debater o futuro climático do Brasil com rigor acadêmico e compromisso social. https://poscop.org/ 

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.