Copa do Mundo faz novela em horário nobre da Globo perder audiência

Atualizado em 5 de julho de 2018 às 10:30

Como observou o site Noticias da TV, por ser a única emissora aberta com os direitos de transmissão da Copa do Mundo da Rússia, a Globo tem nadado de braçada sobre a concorrência. Na média diária, que considera os índices registrados das 7h à meia-noite, a emissora saltou de 16,2 para 20,2 pontos na Grande São Paulo desde que o torneio começou. O crescimento, porém, não se estendeu a Segundo Sol. Pelo contrário: a novela das nove perdeu público com o Mundial.

Segundo levantamento do Notícias da TV, a trama de João Emanuel Carneiro registrou média de 31,7 pontos nos 18 dias anteriores ao campeonato na Rússia (27 de maio a 13 de junho). De 14 de junho a 1º de julho, os 18 primeiros dias de bola rolando, a audiência caiu para 31,1 pontos.

A queda de seis décimos parece pequena, mas corresponde a uma fuga de mais de 120 mil pessoas apenas na Grande São Paulo. E o índice fica ainda mais preocupante por ir na contramão do resto da grade da Globo, que saltou 24% ao longo do dia.

Em baixa, Segundo Sol também registrou suas piores médias semanais durante o torneio internacional. Entre 18 e 23 de junho, por exemplo, marcou 30,5 pontos. É a pior semana de uma novela das nove desde novembro do ano passado, quando O Outro Lado do Paraíso teve média de 27,5 _na semana seguinte, Walcyr Carrasco promoveu a virada de Clara (Bianca Bin), e os índices da trama dispararam.