Destaques

Copa tem primeiro dia sem jogos: confira agenda das quartas e destaques do Mundial até aqui

Estádio Lusail, palco da final da Copa do Mundo de 2022
Foto: Reprodução/Qatar 2022

Por Felipe Mendes

Depois de 17 dias seguidos ligados na tela da TV, os fãs de futebol terão uma quarta-feira melancólica neste dia 7. Pela primeira vez desde a abertura da Copa do Mundo do Catar, a bola não rola no principal torneio de futebol do planeta. A competição volta na próxima sexta (9), com as quartas de final. O Brasil de Fato aproveita o “descanso” para apresentar os destaques do torneio até aqui.

Em um torneio marcado por surpresas desde a primeira fase, a Copa tem Marrocos como uma das poucas equipes ainda invictas. Porém, várias equipes tradicionais afugentaram as zebras e também estão garantidas nas quartas de final. Apontadas como principais candidatas pelas famosas bolsas de apostas britânicas antes do começo do torneio, as seleções de Brasil, França e Argentina chegam com moral, mesmo após as supreendentes derrotas para Camarões, Tunísia e Arábia Saudita na fase inicial.

Os destaques

Após uma primeira fase em que nenhuma equipe conseguiu os nove pontos (referentes a três vitórias), as melhores campanhas até aqui são as de Inglaterra e Holanda, que têm, cada uma, três vitórias e um empate. Brasil, Portugal, Argentina e França vêm na sequência, com três vitórias e uma derrota.

O surpreendente time marroquino chega às quartas de final sem perder (com duas vitórias e dois empates) e com a melhor defesa do Mundial até aqui: sofreu apenas um gol. A Croácia, adversária do Brasil, ainda não perdeu, mas tem apenas uma vitória.

Entre os jogadores, destaque para o francês Kylian Mbappé. Artilheiro do torneio com cinco gols, ele foi escolhido o melhor jogador em campo nas três vitórias francesas até aqui, nos jogos contra Austrália, Dinamarca e Polônia. O craque argentino Lionel Messi foi eleito o craque da partida em duas oportunidades, contra México e Austrália.

Calendário das quartas de final

Os brasileiros, que vêm de uma convincente goleada por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, enfrentam a seleção da Croácia. A partida, marcada para sexta-feira às 12h (pelo horário de Brasília) é a primeira da fase de quartas de final. Os croatas estão invictos, mas têm apenas uma vitória até aqui, sobre o Canadá, além de empates contra Marrocos, Bélgica e Japão (com vitória nos pênaltis sobre os asiáticos).

A Holanda, mais uma equipe invicta, ainda não encheu os olhos. Sempre fanáticos, os torcedores holandeses não abraçaram o time. O treinador, Louis van Gaal, reclamou do pouco apoio no Catar. Mesmo pela televisão, as partidas da equipe de camisas laranjas têm chamado pouca atenção, e as audiências no país são as mais baixas das últimas décadas. Por outro lado, a Argentina tem uma das torcidas mais presentes e fanáticas nos estádios do Mundial, e eles devem ser maioria na partida de sexta-feira (às 16h de Brasília).

No sábado, às 12h, os marroquinos seguem tentando fazer história: ao chegarem às quartas, eles já igualaram a melhor campanha de uma equipe africana na Copa. Agora, o time quer superar Portugal para ser a primeira seleção do continente a chegar às semifinais. Já o time de Cristiano Ronaldo parece ter encontrado sua melhor forma… sem CR7. No banco de reservas, o astro português viu seu substituto, Gonçalo Ramos, marcar três gols na goleada histórica por 6 a 1, o placar mais elástico desta fase eliminatória e a segunda maior do país em Copas do Mundo.

Fechando as quartas de final, um confronto de enorme rivalidade (e amizade), dentro e fora dos esportes. Um jornalista francês um dia definiu os britânicos como “nossos mais queridos inimigos”. França e Inglaterra disputarão pela primeira vez um confronto eliminatório em Copas do Mundo. A Inglaterra vem motivada, com a melhor campanha e o melhor ataque do Mundial até aqui (12 gols marcados, mesmo número de Portugal). Mas a atual campeã, França, mesmo cheia de desfalques, mostrou sua força, principalmente pelos pés de Mbappé. O jogo começa às 16h no sábado.

As semifinais estão marcadas para terça e quarta-feira da próxima semana (dias 13 e 14). Na terça, se enfrentam os vencedores dos confrontos Croácia x Brasil e Holanda x Argentina. A semifinal de quarta terá os vencedores de Marrocos x Portugal e Inglaterra x França.

Texto publicado originalmente no Brasil de Fato

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...

Recent Posts

Violência contra pessoas LGBTQIA+ dispara 970% em SP, diz estudo

Um estudo realizado pelo Instituto Pólis revelou um aumento alarmante de 970% nos casos de…

21 minutos ago

Mujica fala sobre tumor no esôfago e desafios da esquerda na América Latina: “Tempo de impasse”

O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, 88, durante entrevista à Folha de S.Paulo, na quarta-feira…

58 minutos ago

Justiça manda júri 14 PMs da Rota acusados da morte de 2 e simulação de tiroteio

A Justiça de São Paulo determinou que 14 policiais militares da Rota, a tropa de…

1 hora ago

Após tragédia, RS poderá ficar 2 anos sem pagar dívida, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista ao G1 no domingo (12), revelou uma…

1 hora ago

Saiba como Moro está encarando o julgamento que pode cassar seu mandato

O senador Sergio Moro (União Brasil) tem mantido uma postura discreta em relação ao julgamento…

2 horas ago

Café da Manhã: Depois da enchente no RS, Lula enfrenta inundação de pesquisas

https://www.youtube.com/watch?v=uGfbZVyJsZ8 Leandro Fortes comenta e analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

2 horas ago