
Um raio atingiu o ato promovido pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em Brasília, neste domingo (25), e levou dezenas de pessoas a hospitais. O episódio reacendeu o alerta de médicos sobre os riscos graves das descargas elétricas, que podem provocar danos ao coração, ao cérebro e à pele, mesmo quando a vítima aparenta recuperação rápida. Com informações da Folha de S.Paulo.
O incidente ocorreu por volta das 12h50, durante o evento que marcou o fim da caminhada de Nikolas. Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, 89 pessoas foram atendidas no local e 47 encaminhadas ao pronto-socorro. Ao menos nove permaneciam internadas até a noite de domingo.
Riscos imediatos e avaliação médica
Especialistas afirmam que pessoas atingidas por raios podem apresentar parada cardiorrespiratória, queimaduras e lesões neurológicas. O diretor do Centro de Parada Cardíaca do InCor, Sergio Timerman, explica que “os efeitos de um raio dependem da intensidade da descarga e, principalmente, da forma como a pessoa foi atingida”.
Para ele, a gravidade varia conforme a energia do raio, o trajeto da corrente pelo corpo e o mecanismo de exposição — impacto direto, contato ou corrente de solo.
“Não existe um único padrão de lesão, por isso toda vítima de raio deve ser avaliada e tratada como potencialmente grave, mas potencialmente reversível”, diz Timerman.
Jornal O Povo flagra momento da queda de raio em ato bolsonarista em Brasília. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal informou que está em atendimento na região. Algumas pessoas tentavam reanimar un grupo atingido no ato, que foi convocado pelo deputado federal Nikolas Ferreira pic.twitter.com/eiwA4vnErB
— Renato Souza (@reporterenato) January 25, 2026
Desmaio, lesões neurológicas e quedas
O cirurgião-geral Milton Steinman, do Hospital Israelita Albert Einstein, reforça que mesmo quem desmaia e acorda rapidamente deve procurar atendimento.
“Todas as vítimas de descarga elétrica que levam à perda de consciência necessitam ser examinadas e mantidas em observação. Além de alterações cardíacas, podem ocorrer lesões neurológicas e até mesmo queimaduras”, diz.
Ele acrescenta outro risco associado ao episódio: “Outra situação a ser considerada é a possibilidade de traumatismo craniano e outros traumas, pois pode ter havido queda ao solo no momento da descarga”.
BRASÍLIA: Manifestante é levada ao Hospital de Base de Brasília após queda de descarga elétrica. O raio atingiu um grupo de bolsonaristas que estavam em ato convocado pelo deputado Nikolas Ferreira, na região do Memoral JK. Chove forte na região. pic.twitter.com/fbD9hq37r8
— Renato Souza (@reporterenato) January 25, 2026