
A correspondente da Globo nos Estados Unidos, Raquel Krähenbühl, usou as redes sociais nesta terça-feira (7) para dizer que Marco Rubio, atual secretário de Estado, não deve atrapalhar as negociações entre Donald Trump e o Brasil. Segundo ela, o republicano concentra todas as decisões em si mesmo e ninguém dentro do governo contraria suas ordens. Confira:
Meus pitacos sobre o secretário Marco Rubio atrapalhar ou não a negociação com o Brasil:
Quem manda é Donald Trump. Tudo neste governo é centralizado na figura do presidente. Trump faz o que quer e todos obedecem. Muda de ideia e todos obedecem.
Rubio — como todos nesse segundo mandato — está cada vez mais fiel a Trump, não menos. Até agora, não houve dissidência dentro do governo, e não será Rubio o primeiro.
Mas Rubio poderia fazer Trump mudar de ideia?
Trump já havia delegado a resposta ao Brasil antes. E mudou de ideia não por influência de dentro do governo (autoridades americanas foram pegas de surpresa), mas depois de se encontrar com Lula.
Trump não é ideológico. Para ele, é tudo muito pessoal. Se houve química com Lula, e se Trump quiser fazer essa relação andar, Rubio não deve fazê-lo mudar de ideia.
Além disso, o secretário de Estado tem outras prioridades e ambições maiores. Ele está crescendo no governo, acumulando cargos. A responsável por isso é a chefe de gabinete, Susie Wiles (uma das poucas que Trump escuta). Ela está trazendo Rubio cada vez mais para perto — com preocupações maiores: o Salão Oval em 2029.
De olho nisso, valeria a pena para Rubio contrariar o presidente e romper com a segunda maior economia do continente americano?
Mas Rubio poderia fazer Trump mudar de ideia?
Trump já tinha delegado a resposta ao Brasil antes. E mudou de ideia não por influência de dentro do governo (autoridades americanas foram pegas de supresa), mas depois de se encontrar com Lula.
Trump não é ideológico. Pra ele é…
— Raquel Krähenbühl (@Rkrahenbuhl) October 7, 2025