Destaques

Corrida eleitoral: as noivas, Bruce Lee e o samurai. Por Ricardo Cappelli

POR RICARDO CAPPELLI

Bruce Lee. Foto: Divulgação

Na eleição para o governo do Rio em 2014, Paulo Melo (PMDB), então presidente da Alerj, cunhou uma frase que entrou para história: “nós reunimos 18 partidos. Eles vão ter apoio de quantos? O único lugar em que 1 ganha de 18 é em filme do Bruce Lee.” 

Sérgio Cabral já estava com sua popularidade no chão. Renunciou para que Pezão, então vice, assumisse e disputasse a reeleição. Os adversários desdenhavam, diziam que nada seria capaz de livrar o PMDB da farra dos guardanapos de Cabral em Paris. Com 18 partidos, e mais 3 no segundo turno, Pezão foi reeleito.

Sem Joaquim Barbosa, o PSB entrou no time de noivas cortejadas. Para onde for poderá sinalizar a criação de um pólo. Os Socialistas podem ainda decretar a neutralidade, pensando apenas nos projetos estaduais.

Rodrigo Maia tenta liderar um bloco de olho em sua reeleição à presidência da Câmara. A Globo lhe acena novamente com a derrubada de Temer, pressionando a PGR pela terceira denúncia. Maia assumiria a presidência e disputaria a reeleição no cargo. Não topou das outras vezes, é pouco provável que tope agora. Tem consciência de seus limites eleitorais.

DEM, PP, PRB e Solidariedade desfilam três pré-candidatos. Na prática, procuram alguém com chance real que lhes garanta o poder no legislativo em 2019. Tentam atrair o PR para o time.

Este bloco andou flertando com Ciro, não se sabe se amor verdadeiro ou se apenas para causar ciúmes em Alckmin. 

O PT, ao colar a defesa de Lula à sua candidatura, tenta manter os Lulistas não orgânicos por perto.  Com a fragmentação reinando e a direita batendo cabeça, a estratégia petista continua de pé.

Ciro está na moda. Cresceu politicamente, vem conquistando apoios dos governadores do nordeste, mas também continua isolado partidariamente.

Alckmin ocupa a vaga do PSDB, parece contar com PTB e PSD, mas Doria nunca deixou de sonhar. Uma troca pelo ex-prefeito poderia unificar São Paulo em torno da chapa Doria-França. É improvável, mas com Alckmin patinando, seria uma jogada inteligente.

Ciro será candidato. Bolsonaro será candidato. O PT terá candidato. Manuela (PCdoB) e todos os demais pré-candidatos serão cortejados nos próximos 90 dias. Podem confirmar voos solos para marcar posição ou moverem-se, fortalecendo pólos com reais chances de vitória. 

Marina é uma candidata expressiva sem partido. Especula-se que trabalha por uma aliança com Álvaro Dias, que tampona os tucanos no sul. Político tradicional que tenta posar de “novo botox”, o senador pode ser sua salvação. 

Josué Alencar e Benjamin Steinbruch são as “noivas” do setor produtivo. Filiados ao PR e ao PP, respectivamente, carregam o sonho de repetição do sucesso da chapa Lula-Zé Alencar. 

Bolsonaro parece ser o único capaz de resistir a um voo solo. Candidato a Bruce Lee, pode inclusive se beneficiar do isolamento. Mesmo assim anda flertando com o PR.  

Se um pólo se formar em torno do PSDB passa a ser real a chance dos Tucanos no segundo turno.  Se conseguir aliados, Ciro entra na briga. Bolsonaro e o plano B do PT em setembro também disputarão uma vaga.  Hoje, destes quatro (se Marina ampliar entra no grupo), dois estarão no segundo turno. 

O campo conservador terá um representante. A tendência é a esquerda estar representada, mas a fragmentação gera uma incerteza real.

Se houver uma reviravolta improvável e Lula, o único Samurai, mestre de Bruce Lee, tiver sua candidatura confirmada, obviamente tudo muda. 

As “noivas” dirão sim para quem? Para onde vai o PSB? Para onde vai o bloco Maia-Centrão? Para onde vai Marina? Para onde vão os pequenos partidos, ou os que possuem candidatos frágeis, incluído aí o MDB? Estes movimentos serão decisivos.

Com os outsiders fora e o Samurai preso, é bom ficar atento. O único lugar em que 1 ganha de 18 é em filme do Bruce Lee.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Nos EUA, congressistas brasileiros encontram deputado que investigou Trump

Congressistas brasileiros e norte-americanos estão prestes a divulgar um manifesto conjunto em defesa da democracia.…

6 horas ago

Governador do RS diz que Porto Alegre terá enchente jamais vista

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em uma transmissão ao vivo…

6 horas ago

Ao CNJ, Gabriela Hardt admite erro em caso da Lava Jato e critica sucessor de Moro

Gabriela Hardt, conhecida por seu papel como juíza substituta nos casos da Lava-Jato no Paraná,…

7 horas ago

Filhos do fundador das Casas Bahia brigam na justiça pela herança do pai

A disputa pela herança de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, atingiu um novo patamar…

8 horas ago

Ação contra ex faz juíza dos EUA se irritar com Valdemar e pedir sua presença no país

Nesta quinta-feira (2), uma audiência judicial virtual nos Estados Unidos envolvendo um processo movido pelo…

9 horas ago

Essencial: Lula envia R$ 55 milhões ao RS; Bruno Paes Manso fala ao DCM sobre ligações de prefeituras com o PCC

https://www.youtube.com/watch?v=4KyxpJKiyLo Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista os escritores Bruno Paes Manso…

9 horas ago