Corrupção do clã Bolsonaro pode tirar Flávio da disputa pela prefeitura do Rio

Atualizado em 10 de maio de 2023 às 8:29
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) – Foto: Adriano Machado/VEJA)

A candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à prefeitura do Rio em 2024 pode se tornar incerta após os últimos escândalos de corrupção envolvendo a família Bolsonaro. O parlamentar diz a colegas de legenda que pretende concorrer ao Palácio da Cidade.

No entanto, o grupo político tem avaliado o impacto das recentes denúncias contra a família do ex-capitão, como a fraude no cartão de vacinação de Bolsonaro, a retomada das investigações sobre rachadinha no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), e até mesmo uma possível inelegibilidade do ex-mandatário.

De acordo com informações do Estadão, o filho “01” do ex-chefe do Executivo conta o apoio em público do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para entrar na disputa. Entretanto, uma possível saída de Flávio da disputa municipal pode abrir brecha para um racha no reduto do grupo de Bolsonaro.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) – Foto: Reprodução

Costa Neto sinalizou total apoio à candidatura de Flávio. “Vamos batalhar para o Flávio ser prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Tem tudo para isso”, disse. Já o deputado estadual Alan Lopes (PL-RJ) afirmou que senador é o “único” capaz de derrotar Paes.

Pessoas mais próximas do ex-presidente avaliam que tanto o deputado federal e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello quanto o general da reserva e candidato à Vice-Presidência em 2022, Walter Souza Braga Netto (PL), têm potencial de ampliar antigos problemas para uma possível volta de Bolsonaro a política. Os aliados se dividem em relação aos nomes alternativos.

A cadeira de Flávio no Senado também pesa na disputa, uma vez que, caso ele ganhe nas urnas, o senador passaria a vaga ao primeiro-suplente. O empresário Paulo Marinho atuou na campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018 e hoje é um desafeto da família. Flávio tem dito que não deixará a disputa apenas para barrar a ascensão de Marinho.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link