A Globo teve prejuízo de R$ 41 milhões em 2022. Os números são ruins, mas melhores do que 2021, ano em que fechou no vermelho com a crifra de R$ 121 milhões.
“Os custos de amortização dos direitos da Copa do Mundo acabaram por consumir os resultados acumulados dos três trimestres anteriores”, explicou Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, no informe interno enviado para os funcionários com os números ao qual o colunista Guilherme Ravache, do UOL, teve acesso.
O executivo destacou o bom balanço da operação digital. “O crescimento do Globoplay e do Globoplay+Canais, mesmo num cenário em que o mercado de streaming experimentou dificuldades no Brasil e no mundo, foi importante para mitigar a curva declinante de assinantes da TV paga”.
Nos meios digitais, a publicidade da Globo cresceu mais de 30% em 2022 e o Globoplay teve incremento de 20%.
Se por um lado a Copa do Mundo pesou negativamente, por outro ela auxiliou para que a arrecadação com publicidade batesse recordes: houve um acréscimo de R$ 684 milhões na receita de anúncios. Além do campeonato de futebol vencido pela Argentina, o sucesso do BBB 22, do Rock in Rio e d novela “Pantanal” facilitou o alcance dessa marca, fazendo o canal dos Marinho faturar 8% a mais em relação a 2021.
Mesmo passando por uma reestruturação do quadro de funcionários, cortando algumas das estrelas da casa e, consequentemente seus altos salários, os custos do canal subiram em R$ 660 milhões no ano passado.
Os desligamentos efetuados pela empresa impactaram negativamente no caixa, dado os altos valores pagos com essas rescisões.
.”Apesar de termos alcançado uma melhora, fechamos o ano com resultado negativo”, disse Marinho, que sinaliza que as mudanças na empresa devem continuar. “Um cenário que exige uma atuação ainda mais conectada com nossos objetivos de conduzir a empresa para um futuro sólido e sustentável, revisitando custos, adotando novas práticas e tomando decisões assertivas e alinhadas à nossa estratégia”, explicou.
Apesar dos números, a receita líquida da emissora do Jardim Botânico cresceu 5% (R$ 739 milhões), totalizando R$15,168 bilhões, contra um faturamento de R$ 14,429 bilhões no ano imediatamente anterior.
Mesmo com dois anos seguidos de maus resultados, a saúde financeira da Globo segue bem: seu caixa é três vezes maior do que suas dívidas e essas só vencem na próxima década.