Cotado para substituir coronel afastado do TSE por fake news sobre urnas já atacou Lula nas redes

Atualizado em 9 de agosto de 2022 às 7:17
Representantes das Forças Armadas fazem inspeção no TSE Foto: Wilton Junior/Estadão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) expulsou nesta segunda-feira (8) o coronel Ricardo Sant’Anna de um grupo fiscalizador das eleições. Para substituí-lo, o Comando do Exército escolheu, o tenente-coronel Gleyson Azevedo da Silva, que usava as redes sociais para fazer publicações com mensagens como “Lula na cadeia” e “Fora PT”.

Pelo Instagram, o tenente-coronel Gleyson Azevedo da Silva manifestou-se contra o PT, a esquerda e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, agora candidato novamente ao Palácio do Planalto, e Dilma Rousseff.

“Segundo este canalha, que se autoproclama como o mais honesto, até o Eduardo Cunha seria mais honesto que aqueles que vejo doarem suor e sangue trabalhando ou tentando o serviço público”, escreveu o tenente-coronel, em 2016. A mensagem era a legenda de um vídeo com o pronunciamento de Lula durante investigações da Operação Lava Jato, na qual seria condenado e preso – os processos por corrupção foram anulados.

Em publicação de outubro de 2014, durante o segundo turno naquele ano, que seria vencido pela petista, Azevedo escreveu “Fora Dilma” e “petralhas”. Em março de 2016, ele republicou críticas à cantora Preta Gil, que questionava a diversidade racial em protestos de rua organizados pela direita, à época para pressionar pelo impeachment de Dilma: “Esquerda caviar”, escreveu o tenente-coronel.

Confira uma das publicações abaixo:

Postagem do tenente coronel Gleyson Azevedo da Silva contra a ex-presidente Dilma Rousseff
Publicação de Gleyson. Foto: Reprodução