CPI de 8/1: Relatora quer ouvir Ibaneis, Torres e Bolsonaro: “Se tiver que chamar, chamaremos”

Atualizado em 31 de maio de 2023 às 11:47
A senadora Eliziane Gama, relatora da CPI do 8 de janeiro no plenário do Senado – Foto: Gabriela Biló

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, a relatora da CPI do 8 de janeiro, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) afirmou que quer convocar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e militares para se debruçar sobre os episódios que ocorreram entre a derrota do ex-capitão e os atos terroristas em Brasília:

A convocação de governadores foi uma questão na CPI da Covid e inclusive alguns conseguiram não vir por decisão judicial. A sra. acha importante ouvir Ibaneis Rocha? 

No caso do governador do GDF há uma possibilidade de fato, né? Há algumas definições em nível de Supremo, mas ele é investigado, o governador de Brasília. Tem uma diferença.

Por exemplo: no caso da CPI da Pandemia, a gente não chamou os governadores. Não havia, por exemplo, uma coisa mais materializada em relação a eles. Tem possibilidade, sim, [Possibilidade] real disso acontecer.

De ele ser convocado?

 De ele ser convocado.

Jair Bolsonaro disse que, se for convocado, ele vem. É uma possibilidade? 

Há possibilidade de ele vir. Isso é um fato. De novo, pode ser também que não venha. Nós temos 180 dias. Então eu acho que, nesses dois primeiros meses, é importante tomar pé da situação. O que você tem. E depois partir. Se tiver que fazer uma ação mais ostensiva, sim. Se tiver que chamá-lo, nós vamos chamar. Até porque é absolutamente possível disso acontecer, né?

E Anderson Torres? 

É um nome que também será ouvido. Até pela função dele. Naturalmente será ouvido. Até acredito que será logo. É um nome que será ouvido com toda certeza. (…)

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.