CPI do MEC é aprovada por Pacheco e será aberta no Senado

Atualizado em 5 de julho de 2022 às 11:32
Jair Bolsonaro e Milton Ribeiro

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), autorizou nesta terça-feira (5) a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Ministério da Educação, que vai investigar o envolvimento do ex-ministro Milton Ribeiro com pastores lobistas que atuaram para liberar verbas da pasta.

Pacheco se reuniu com senadores e ouviu manifestações de apoio às investigações de corrupção no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele confirmou que lerá em plenário, ainda nesta semana, os requerimentos que pedem a abertura da CPI.

A leitura dos requerimentos vai ocorrer após serem discutidos alguns ajustes necessários para a abertura das investigações. Após a realização, os líderes dos partidos já poderão indicar os membros das CPIs e definir a data de instalação do processo investigatório no Senado.

Segundo o jornalista Valdo Cruz, da GloboNews, o governo está atuando para convencer os representantes partidários a evitar que a comissão inicie os trabalhos antes das eleições. Bolsonaro e sua equipe temem mais esse desgaste na imagem do presidente, a apenas três meses do pleito.

Assessores presidenciais relataram que o governo já haveria recebido o compromisso da maioria dos líderes para retardar a abertura da CPI.