CPI do MEC: Oposição já cogita levar Bolsonaro para ser ouvido

Atualizado em 25 de junho de 2022 às 10:56
Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro pode ser alvo de CPI
Foto: Marcos Corrêa/PR

Senadores de oposição apoiam a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que inclua o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas apurações do Legislativo, além de investigar o gabinete paralelo operado pelo ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, e dois pastores no MEC (Ministério da Educação).

O presidente Bolsonaro é suspeito de interferência na investigação conduzida pela Polícia Federal, e os partidos de oposição pretendem reforçar no STF (Supremo Tribunal Federal) a necessidade do presidente também ser alvo de investigação. A Constituição brasileira, porém, não deixa claro se um presidente da República pode ou não ser convocado para depor em uma CPI e isso, historicamente, divide juristas.

Randolfe Rodrigues (Rede), líder da oposição no Senado, e lideranças do PT, disseram que pedirão ao STF para abrir inquérito por crime de obstrução da Justiça contra Bolsonaro. Os aliados do presidente, por sua vez, tem obstruído a investigação e devem recorrer ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tentar impedir a criação da CPI.

A ala governista também tem utilizado estratégias para invalidar os áudios do ex-ministro Milton Ribeiro. Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tem questionado em suas redes sociais a validade da investigação. Em seu perfil, o coordenador da campanha de reeleição do pai afirmou: “Então havia gravação do ex-ministro falando que ‘ele’ achava que poderia ter busca e apreensão? Se ‘ele’ era Bolsonaro, porque o juiz e o procurador do Ministério Público Federal não remeteram os autos ao Supremo Tribunal Federal ao invés de prender o ex-ministro. Tá cheirando a ‘sacanagem’, além de crime, claro”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link