CPMI cancela sessão após confusão por causa de Zambelli; entenda

Atualizado em 22 de agosto de 2023 às 15:08
CPMI do 8 de janeiro. Foto: Reprodução

A sessão desta terça (22) da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro foi cancelada após confusão entre parlamentares. O presidente do colegiado, Arthur Maia (União-BA), afirmou que não houve acordo entre congressistas da base governista e membros da oposição.

“Hoje não tem mais sessão, porque eu acreditei que seria possível fazer acordo, como foi feito outras vezes. Só que hoje não foi possível. E, não tendo acordo, não há como se votar nada”, afirmou o deputado. Segundo ele, o clima entre os parlamentares ficou “muito acirrado”.

A briga entre os parlamentares ocorreu em uma reunião fechada. A imprensa não foi permitida no local, mas foram ouvidos vários gritos dos presentes durante as discussões.

Uma das causas da confusão entre os parlamentares do colegiado foi a deputada Carla Zambelli (PL-SP). Governistas defendiam sua quebra de sigilo, enquanto membros da oposição queriam apenas que ela fosse convocada.

O início da sessão estava previsto para 9h e Maia adiou duas vezes o começo da sessão até decidir pelo cancelamento. Os trabalhos devem ser retomados nesta quinta (24), com o depoimento de um militar que fazia parte da equipe do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid.

A relatora do colegiado, Eliziane Gama (PSD-MA), defendeu, durante a reunião fechada com outros parlamentares, a aprovação de requerimentos para quebra de sigilo de Frederick Wassef, Mauro César Lourena Cid e o ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link