CPMI do 8 de janeiro convoca o hacker Walter Delgatti para depor

Atualizado em 3 de agosto de 2023 às 14:05
O hacker Walter Delgatti Neto. Foto: Reprodução

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) decidiu convocar o hacker Walter Delgatti Neto, preso nesta quarta (2) pela Polícia Federal. Nesta quinta (3), o colegiado aprovou o requerimento para que ele participe de oitiva em sessão.

O hacker ficou conhecido pela Vaza Jato, que revelou mensagens do Telegram trocadas entre procuradores da Lava Jato. Ele foi detido por invadir, a pedido da deputada Carla Zambelli (PL-SP), o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e inserir mandado de prisão falso contra Alexandre de Moraes, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na sessão desta quinta, o colegiado também convocou o fotógrafo Adriano Machado, da agência de notícias Reuters; a coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) Cíntia Queiroz; e Luis Marcos dos Reis, auxiliar do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid.

Foram apresentados quatro requerimentos para ouvir Delgatti na comissão. O presidente do colegiado, Arthur Maia (União-BA), aceitou inserir os pedidos na pauta do dia e os parlamentares aprovaram a medida em bloco de convocações.

A defesa do hacker afirmou que o hacker comparecerá “com certeza” ao colegiado, segundo o jornal O Globo. Rogério Correia (PT-MG), um dos autores dos pedidos de convocação, afirmou que “Zambelli trouxe o hacker para o interior do golpe com aval de Bolsonaro”.

Os outros pedidos foram apresentados por Duarte Junior (PSB-MA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e pela relatora da CPMI, Eliziane Gama (PSD-MA).

“A oitiva do Walter Delgatti Netto, conhecido como ‘hacker de Araraquara’, poderá auxiliar esta Comissão a esclarecer como a deputada Carla Zambelli atuou de modo a questionar a legitimidade do sistema eleitoral brasileiro nas eleições de 2022. O depoimento nos parece fundamental para a investigação dos fatos desta Comissão de Inquérito”, afirmou Eliziane no documento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.