Cresce descontentamento de setores das Forças Armadas com Bolsonaro, diz pesquisador

Atualizado em 7 de agosto de 2021 às 14:06
Bolsonaro participa da Cerimônia de Entrega da Ordem da Machadinha. Imagem: reprodução

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO PORTAL DIÁLOGOS DO SUL

Na segunda parte desta jornada rumo às insondáveis decisões nos gabinetes que controlam a vida na caserna, vamos mergulhar na interpretação dos fatos. Leia a parte um aqui.

Desde que o ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello foi absolvido pelos militares após afrontar a lei da caserna, os fardados saíram do armário e assumiram o apoio a Bolsonaro, rachando as Forças Armadas.

Mas o que estaria por trás deste jogo?

O professor de Geografia Política na Universidade de São Paulo (USP) e integrante da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) André Roberto Martin mostra que EUA e Inglaterra impediram o Brasil de usar os recursos do Pré-Sal em Cultura, Educação e Saúde, como previa a lei.

O Brasil superaria a Inglaterra como potência industrial. Ao contrário do proclamado patriotismo de congressistas e militares, vemos entreguismo, aponta ele, ao garantir: não há maior corrução do que corrupção à Pátria.

Diálogos do Sul: O general Pazuello não cometeu transgressão disciplinar ao subir no palanque da reeleição de Jair Bolsonaro? Porém, não houve nenhuma de punição. O jornalista Jânio de Freitas interpreta a silêncio de Marinha e Aeronáutica como reprovação ao exército. Estamos a caminho de um nova “ditadura clássica”?

Creio que não. Acho que o episódio Pazzuelo revelou muita coisa. Ainda vai merecer bastante discussão, teremos diversos desdobramentos. De fato, ele rachou as Forças Armadas. Foi uma linha vermelha ultrapassada que gerou muito descontentamento, controvérsia dentro das Forças Armadas. Foi um passo que aparentemente deixou o presidente vitorioso.

O comandante do Exército foi favorável, lhe deram 100 anos de sigilo. Houve um corporativismo muito grande. Ora, o que houve foi uma quebra das regras do próprio exército — quebra da hierarquia militar e um passo muito perigoso na transformação do exército numa milícia. Uma SS ao melhor estilo Adolf Hitler.

Mas vai ficar por isso mesmo?

Por outro lado, as reações dentro das Forças Armadas mostram que ele não tem unanimidade para fazer, talvez, o que pretenda. Há muita oposição no próprio exército. E nas outras armas está pegando muito mal o privilégio que ele está dando às forças terrestres. Braga Neto, Ministro da Defesa, e o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, comandante do exército, são afinadíssimos com o presidente. Isso gerou um desequilíbrio dentro do governo e nas três Forças.

A marinha manifestou seu descontentamento em relação à conivência do exército. Há muita contestação nos quartéis. Gente que queria a punição de Pazuello e deixou nítido o descontentamento, expresso pelo próprio vice-presidente [Hamilton] Mourão — antes mesmo da decisão ser tomada — que defendeu a punição do general da Saúde. Depois do puxão de orelha do presidente, no entanto, ele voltou a se calar.

Está bastante evidente que o descontentamento está cada vez maior de parcelas importantes das Forças Armadas em relação ao presidente. Insisto: ao contrário do muita gente fala, as Forças Armadas não tinham planos de tomar o poder, entraram por um vácuo deixado pela classe política. Eles se entusiasmaram com a receptividade da opinião pública e apoiaram esta aventura Bolsonaro — acreditando poder controlá-lo — e, desta forma, estabelecer uma administração menos corrupta.

Era o que circulava entre eles. Para mim isso foi o mais grave de tudo. Tal versão — forte dentro das Forças Armadas, a partir de agora não vai mais ficar de pé por causa justamente o outro mito, que realmente trouxe os militares ao governo: o “Mito da LavaJato”.

Esta nem Freud responderia: qual é o Mito Lava-jato?

Todos são iguais perante a lei. E como provar isso? Prendendo o ex-presidente Lula — o homem mais poderoso do Brasil. Esse é o Mito LavaJato. Só que agora, justamente os militares dizem não poder aceitar a volta do Lula ao poder. Ele é corrupto. Já foi “provado”…

O corrupto segue sendo o Sapo Barbudo…

Quando os militares cometem crimes eles são sempre beneficiados, desde o guarda da esquina ao general Pazuello. Isto é uma tremenda desonra para todos os fardados porque significa dizer que eles estão acima da lei. É o contrário do dizia o então juiz Sérgio Moro: “Ninguém está acima da lei” — a não ser que esteja com a arma na mão dizendo que é a lei. Esse descontrole que começou com a Lava-jato fez a máscara cair definitivamente. Mas como apoiar, em nome da Lava-jato, algo contra o ex-presidente?

Mas nesta equação não estaria faltando a contribuição de nossos “irmãozinhos” do Norte e sua doutrinação militar via Escola Superior de Guerra e companhia?

Não há maior corrução do que corrupção à Pátria. Infelizmente, ao contrário da proclamação de patriotismo, temos muito entreguismo nas forças armadas. Isto é fato concreto. Por isso, acho que a grande contradição entre eles é justamente isso: como apoiar um presidente vendilhão da pátria?

Mas afinal, tem dólares americanos neste golpe?

Não tenho dúvidas de que tudo foi tramado fora daqui porque a nossa elite, burguesa, não teria capacidade para articular um golpe como foi feito. A bem da verdade, somos vítimas de uma guerra híbrida contra o Brasil, desencadeada a partir de 2013.

Aquele foi o ano em que o atual presidente Joe Biden [à época vice de Barack Obama] veio ao Brasil pedir para a presidenta Dilma liberar o acesso do Pré Sal para as multinacionais norte-americanas. Dilma insistiu no modelo de partilha e disse não: 30% de toda a produção iria para a Petrobras. Frontalmente contra as petroleiras dos EUA.

Aí surge o impoluto José Serra, defensor dos fracos e oprimidos do Norte…

Trata-se do “Pai do Regime de Concessão”. Modelo adotado, depois, por Temer. A prova de toda chantagem, entreguismo — a manipulação a partir de fora na derrubada da Dilma — ficou evidente na entrega do Pré Sal, o filé mignon foi para as multinacionais. Essa operação da Lava-jato começou em 2009, ano em que José Serra apresenta no Congresso Nacional seu projeto beneficiando a Chevron e a Shell. Qual foi o jogo? Impedir que o dinheiro do Pré-Sal fosse usado para financiar infraestrutura, educação e saúde. Se você usasse esse dinheiro em cultura e educação o Brasil iria disparar. As potências, obviamente, não estavam interessadas nisso.

Quais potências?

Pela ordem, Inglaterra e Estados Unidos. Os britânicos viviam um momento de declínio: econômico, crise política, movimento de separação na Escócia, Brexit, saída da União Europeia, muita turbulência e esgotamento das reservas petrolíferas do Mar do Norte, entras outras agruras. Com isso, o Mar do Norte virou estacionamento de sucata de petroleiras como a Shell. Faltava petróleo no Mar do Norte. E sobrava no Pré Sal.

Ora, para a Inglaterra o crescimento brasileiro era inoportuno, sobrava muito equipamento naquela região. Na visão dos ingleses, o crescimento brasileiro representaria uma virada geopolítica muito importante, com o Brasil ascendendo acima de Reino Unido e França como potência mundial.

As potências coloniais estavam indóceis…

Em associação com os EUA, as potências coloniais trataram de impedir o crescimento da antiga colônia.

Mas o interesse geopolítico dos EUA no Brasil é cada vez maior. É como se Pindorama fosse a única forma fortalecê-los para deter a China.

Não está enganado. O saque na América Latina é a tábua de salvação dos imperialismos, essa é a verdade. Porque na África e na Ásia e China já dá seu anteparo Que espaço sobrou para eles? O espaço colonial e do imperialismo. O pessoal se espanta: por que a América Latina é a pior região do mundo no combate à pandemia? Ora, é a região do mundo mais submetida à ingerência dos EUA.

Legado do neoliberalismo.

É onde está mais se afundando a economia dos países. É isso, estamos submetidos a esta ideologia desde os anos 1990 e este é grande inimigo do desenvolvimento. É onde mais se defende a ideologia neoliberal, que vai contra os interesses de países mais pobres. Bolsonaro é apenas a encarnação do mal maior: o neoliberalismo. Está muito difícil nosso povo compreender.

À luz de todos esses fatos, qual tua avaliação do atual regime? O Capitão aguenta o tranco até o final do mandato; tem chance de ganhar do novo?

É difícil definir o regime em poucas palavras porque temos um antigoverno. Mas antes tem de entender o risco que vem de fora: isso é difícil de entender, pois a lógica não está aqui dentro. Qual a lógica de destruir o país, destruir o Estado e empobrecer a população? A história começa a fazer sentido quando há outra potência fora se beneficiando.

Vamos lá: a gente viu toda aquela madeira aprendida na Amazônia. Logo o Ricardo Salles [agora ex-ministro do Meio Ambiente] tratou de liberar. Para onde está indo esta madeira? Basicamente para os EUA. Aí eles dizem que são protetores do meio ambiente. Trata-se de uma grande palhaçada.

As Forças Armadas deveriam defender os indígenas brasileiros…

Nossos militares, ao invés de proteger os indígenas, impedirem a entrada das multinacionais, estão lá atacando as tribos e deixando as multis à vontade. Onde está o patriotismo das Forças Armadas do Brasil? Há uma visão muito equivocada que persiste entre eles, dos anos 1970.

Mas onde entra o Judiciário nesta parada? A toga assiste passivamente à boiada passar, devastar povos e floresta, como se nada tivesse a ver.

Se nós analisarmos a história evolutiva dos estados à luz da luta de classes vai ficar mais claro. Na primeira fase, até o século 19, o Estado era gendarme, policialesco, que só servia para explorar as classes subalternas. Tivemos os exércitos dos reis, com os franceses.

Você tinha isso: antes do proletariado lutar pela própria existência, como classe social, o Estado só existia como gendarme: na base da repressão. Ora, foi a luta da classe operária que arrancou do Estado a Previdência Social, com férias, aposentadoria, jornada de oito horas de trabalho, o Estado Previdência. Ou seja, o estado percebeu a importância de manter a força de trabalho.

Qual o papel da Revolução da URSS?

Passaram-se os anos e por conta das vitórias do Socialismo — principalmente a experiência vitoriosa da União Soviética — o Capitalismo ‘foi forçado’ a enfrentar a crise de 1929. Adotou, então, o ‘Estado Empresário’. Pois bem, para entrar no Estado Social de vez, a burguesia, onde pôde, reagiu. Então ela voltou para trás: destruiu o Estado Empresário. E agora está destruindo o Estado Previdência. Vai sobrar o que? O Estado gendarme.

Nesta etapa da crise capitalista, polícia, exército e judiciário viraram parte orgânica da burguesia. Esta me parece ser a nova forma que a luta de classes assumiu em relação ao estado. Tentativa desesperada da burguesia de tentar destruir a nova sociedade a qualquer custo. Ficando, portanto, apenas com a parte repressiva do Estado.

A burguesia precisa do aparato repressivo para conter a força trabalhadora. Então eles vão ficar só nisso. Todas as conquistas que vieram depois, pela luta de classes do proletariado — as conquistas dos Estados Previdência e o Empresário — tudo vai abaixo com o neoliberalismo. Então não é que vá acabar completamente o Estado neoliberal, agora se bifurcando, ao adotar a violência.

Até quando dura este apoio irrestrito do Exército, como fica a relação com Aeronáutica e Marinha? Bolsonaro tem como se aguentar até o fim do mandado, pode se reeleger?

O Brasil não dorme pensando nisso. Até onde vai essa pessoa fazendo tanta maldade com a população; porque [tem de ser] ele, poque ele não cai? Em qualquer lugar do mundo Bolsonaro já teria caído. Uma pessoa totalmente insana, que envergonha o país diariamente.

Como é que chegamos a esse ponto tão baixo? É produto de uma elite econômica que não está nem aí para o povo; que na verdade ficou enojada de ver o povo melhorar sua condição econômica com o lulismo. Aliás, isso foi a única coisa que o PT fez. E diga-se: foi um reformista bem moderado.

Mesmo com tal moderação, Lula foi cremado em praça pública como enviado do inferno.

Pois é, nem nisso ele foi aceito. E agora vem essa ação que está sincronizada com a grande crise do neoliberalismo. O dilema crucial do brasileiro é justamente criar uma alternativa ideológica ao neoliberalismo. Não vejo isso com clareza no cenário atual.

As candidaturas estão aparecendo e nós ficamos em banho-maria, como o neoliberalismo sobrevivendo e empobrecendo o povo. A mídia está contra Bolsonaro, mas a favor de Paulo Guedes. E os partidos de oposição, curiosamente, contra manifestações na rua.

As lideranças não estão interessadas em atos contra Bolsonaro, pois preferem articular a eleição do ano que vem. De modo que estamos vivendo em um mundo esquizofrênico. Como se estivéssemos à beira da eleição, mas ainda falta um ano e meio.

Mas pelo menos PT, PSOL, PCdoB, PCO estão nas ruas.

Sim. E uma ala mais à esquerda quer o povo na rua. Acho importante o apoio às manifestações. Não é que as oposições lideradas por Lula e Ciro não apoiem uma eventual interrupção do mandato de Bolsonaro. Mas não estão muito interessadas, não aparecem liderando tais atos.

Parecem preferir fazer cálculos para eleição de 2022. Acho isso um grande equívoco, temos de ultrapassar um período muito longo. E se você já dá, de antemão, que o presidente estará no segundo turno é um jeito de fortalecê-lo. Então não adianta reclamar que ele está com muito apoio.

É uma heresia ver um político criado na ditadura usar o legado de Getúlio Vargas e do Trabalhismo para iludir o eleitorado…

Você tem razão, uma vez o Golbery [do Couto e Silva] roubou a sigla do PTB e deu para Ivete Vargas…

Ivete é tão Vargas quanto Michele Bolsonaro. Ela só adotou ‘o nome artístico’. Nada a ver com o pai do Trabalhismo no Brasil.

A ditadura de 64 roubou o PTB de Brizola. O “Anticristo” do regime militar criou o PDT, mas o ex-arenista Ciro Gomes repete a punga. Fica tudo por isso mesmo?

Está havendo uma briga do PDT justamente porque uma ala acha que Ciro tem que bater no entreguismo de Bolsonaro, o falso nacionalismo dele. Concordo, acho que é isso mesmo. Está complicado, até agora ele se apresentava como o candidato do Nacional Desenvolvimentismo renovado. Honestamente, ele está jogando errado, não deveria atacar Lula e a corrupção do PT. Isso a direita já faz. Deveria atacar a falta de patriotismo do Bolsonaro.

Me parece que o discurso dele é exatamente esse: crescer no eleitorado de direita.

A minha fórmula para 2022 propõe a união das três tradições que vejo na república brasileira a favor da construção do Estado:

A primeira tradição vem do Tenentismo — é a do Comunismo, do Socialismo, tem Luís Carlos Prestes, do Partidão — foi de grande influência até o golpe de 1964. Ainda no regime militar, o PCB foi importante na frente democrática.

A outra corrente de construção do país é o Varguismo Trabalhismo.

A terceira corrente foi aquela liderada por Ulisses Guimarães: os liberais democratas sinceros. São pelo Capitalismo, pela livre empresa, acreditam nas liberdades democráticas. Ele foi o grande líder, conseguiu unir todo mundo. Ele expressa justamente a união pela Democracia. Naquele momento era isso que se precisava.

Porque esses três nomes? Temos a defesa da Democracia com Ulysses, a defesa da nação com Getúlio Vargas e a defesa da justiça social para os mais pobres com Prestes. Temos então a luta pela igualdade, pela soberania nacional e pela Democracia, as três juntas. O Brasil está precisando destas perspectivas históricas.

Quem fica fora desta proposta?

Justamente as correntes representadas por Juscelino Kubitschek, Fernando Henrique e Lula. Esta trinca representa outra tradição, mais globalista. Democrática, mas globalista.

Lula mais para esquerda, Juscelino mais à direita e FHC ainda mais à direita do que Juscelino. Eles não tiveram como perspectiva um projeto nacional de enfrentamento ao imperialismo, esta é a questão. E os que sempre o enfrentaram com clareza foram Prestes e Vargas.

Jango também…

Jango foi derrotado e foi impedido de executar suas propostas. Ulysses não tem exatamente esta marca. Mas pela importância da democracia, eu reputaria que ele é a grande tradição. Como fazer isso? Deveria haver uma união entre Ciro Gomes (PDT), Flavio Dino (PSB), Roberto Requião (ex-MDB) para uma atuação conjunta. Mas não estamos vendo isso. Não vejo sentido de se buscar aliança que inclua justamente gente do campo neoliberal.

A esquerda brasileira quase sempre é traída, cedo ou tarde aparece algum Ciro Gomes na trincheira…

Olha, a minha chapa seria uma fusão do MDB com o PCdoB, com o PDT. A chapa poderia ser Requião, com Flávio Dino, PCdoB [agora PSB]. Essa chapa seria imbatível. Venceria no primeiro turno, tenho certeza absoluta disso. Explico porque: tendo um candidato do Sul, o povo nordestino — mais generoso do que o sulista — votaria. Tendo um candidato do Norte, o Sul não vota.

O Brasil sempre tem de fazer uma dobradinha, é nossa tradição: Norte e Sul para presidente e vice. Infelizmente, minha chapa fez água quando Roberto Requião se elegeu senador. Ele foi líder da bancada nacionalista do Congresso, à frente de 18 senadores e mais de duzentos deputados. Ele era uma liderança nacionalista, estava aí mas desapareceu da mídia. Quem está aparecendo é o Ciro.

Tudo isso, a apologia que ele faz com a moto, isso tudo é fascistóide: a submissão do homem à máquina. A bem da verdade, eles são uma espécie de centauros.

O povo, a gente, vai a pé e eles estão de moto, quando não estão a cavalo, adoram. O mais perigoso de tudo é o nazismo e o fascismo, a impunidade de quem está armado ou fardado, é tudo impune. É o pior dos mundos, pode tudo: muito grave.

E a impunidade de Pazuello é mais uma prova de como as coisas estão abertas a tais distorções ou aberrações. Não é à toa que os policiais estão matando por aí com a maior impunidade. Nunca se viu policiais serem presos.

Eles prendem o general nacionalista Othon Bastos, que viabilizou o submarino atômico.

Sem dúvida. Mataram mais de 30 pessoas no morro do Rio de Janeiro, todo dia se repete. Tal impunidade para os fardados é muito grave porque eles passam a se julgar como casta superior ao resto da sociedade. A última de Bolsonaro é benefício da casa própria para policiais militares. Eles vão pagar com juros baixos por serem PMs.

Recentemente, assassinaram um funcionário dos Correios filiado ao PCdoB…

Estamos entrando em uma seara muito, muito perigosa. É preciso combater o tempo todo, necessário travar isso, fazer o processo recuar. É por isso que não me conformo com nossas lideranças políticas: é preciso entrar no fogo para entancar o genocídio do povo brasileiro.

Bolsonaro tem de ser preso. Não pode continuar desgovernando o Brasil. Cada dia que ele fica são mais mortes. Ele não para, não adianta. Segue sempre forçando os limites, sempre um pouco além.

Sem dúvida, ele e seu grupo têm a vontade de permanecer no poder. Mesmo porque, se saírem, vão ser presos. Porque são tantos os crimes que chega uma hora em que se torna impossível combater a impunidade. Ela só existe porque eles estão no poder. E qual é a lógica? Se nós estamos, nós somos a lei, a arma e a ordem, está tudo resolvido. Não, pois isso começa a provocar a cizânia interna. Não tem (bem bom) para todos.