
A União de Maricá é a campeã da Série Ouro de 2026. A escola terminou em primeiro lugar na apuração realizada nesta quinta-feira (19), no Rio de Janeiro. Mesmo com perda de 0,2 ponto no quesito evolução, ela alcançou 269,4 pontos ao fim da leitura das notas.
A agremiação foi criada com forte apoio político e cultural da prefeitura local, destacando-se o papel de Washington Quaquá (Presidente de Honra), um dos vice-presidentes do Partido dos Trabalhadores, e do presidente Juliano Oliveira.
Com o resultado, a escola da Região dos Lagos garantiu vaga no Grupo Especial e vai desfilar na elite do carnaval carioca em 2027. Após o anúncio, o presidente Matheus Santos comemorou: “Sempre acreditei no campeonato da Maricá, até porque se eu não acreditar, quem é que vai acreditar?”.
Fundada em 2015, a União de Maricá avançou nas divisões de acesso ao longo da última década. Depois de chegar à Série Ouro em 2024, a escola conquista agora, pela primeira vez, presença no Grupo Especial. O enredo “Berenguendéns e balangandãs”, de Leandro Vieira, abordou as joias-amuletos usadas por mulheres negras. A proposta estética orientou fantasias, alegorias e coreografias apresentadas na Avenida.
Hoje é um dia muito especial pra mim e pra todos os maricaenses. A União de Maricá chegar ao Grupo Especial é algo único, que não tem preço.
Mas a minha felicidade é ainda maior por saber que não criamos apenas uma escola de samba que hoje chega ao Grupo Especial. Nós somos uma… pic.twitter.com/4ruhoSZ2VJ
— Washington Quaqua Oficial (@Quaqua13_) February 20, 2026
A comissão de frente, assinada por Patrick Carvalho e formada exclusivamente por mulheres negras, levou para a pista uma coreografia com referências à ancestralidade. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício Pires e Giovanna Justo, realizou apresentação com bailado clássico e elementos visuais ligados ao enredo.
No encerramento do desfile, a escola registrou problemas na evolução e ultrapassou o tempo máximo em dois minutos. Durante a saída, integrantes empurravam a última alegoria, que saiu do eixo e bateu na lateral direita da pista, próximo ao portão de encerramento.
A estrutura atingiu três pessoas que estavam no meio-fio. Uma das vítimas foi Itamar de Oliveira, de 65 anos, integrante da equipe de apoio, socorrido com fratura exposta nas pernas. Antes disso, o segundo carro alegórico teve princípio de incêndio na Apoteose, controlado durante a retirada dos destaques. A alegoria envolvida no acidente cruzou a Avenida sem iluminação.
Na parte inferior da tabela, Unidos do Jacarezinho e Inocentes de Belford Roxo foram rebaixadas. As duas escolas vão disputar a Série Prata em 2027.
