Crianças são doutrinadas por bolsonaristas em escolas paramilitares

Atualizado em 1 de junho de 2022 às 17:40
Crianças são doutrinadas por bolsonaristas em escolas paramilitares
Foto: Reprodução/Congresso em Foco

Desde a ascensão de Jair Bolsonaro (PL) à presidência da República, cursos militares e paramilitares para crianças e adolescentes têm aumentado em todo o país. Recentemente a Força Pré-Militar Brasileira, conhecida como Fope, e a Academia Militar Mirim, têm expandido a sua atuação em vários estados, onde realizam seletivas para novos aluno.

As escolas, porém, são dirigidas por pessoas sem formação militar, próximas a militares da reserva e políticos bolsonaristas, que não escondem seu alinhamento com o atual governo. Em uma delas, inclusive, os alunos aparecem em treinamentos portando simulacros de armas de fogo, segundo reportagem do Congresso em Foco, do UOL.

Segundo a reportagem, a Academia Militar Mirim afirma não ter nenhum vínculo político-partidário. “A iniciativa é 100% privada e também não temos nenhuma ideologia política que seja aplicada durante o curso”, diz Maurício Almeida, que aparece como o dono do CNPJ da Pem Cursos e Treinamentos, responsável pelo curso paramilitar para crianças.

No entanto, em vídeos na internet é possível ver as crianças que são alunas da Academia Militar Mirim encerrando suas atividades com o brado nacionalista “Brasil Acima de Tudo”, usado pelo presidente Bolsonaro e seus aliados. “Esse é um grito originalmente do meio militar. Nossos professores são militares da reserva”, defendeu Maurício. “Não foi ele [Bolsonaro] quem inventou o lema. Ele apenas usou na campanha.”

Além de Maurício, os irmãos Perth José Passagli e Walter Passagli também fazem parte do grupo que criou a Academia Militar Mirim. De acordo com a reportagem, é de uma empresa de Perth, a PJP Cursos e Treinamentos, a propriedade do domínio do site da Academia Militar Mirim, criado em 12 de agosto de 2021, conforme o diretório Whois.

Walter Passagli, que é apoiador de Bolsonaro, atua de maneira mais operacional, participando das “seletivas” para novos alunos da academia.

A academia para crianças fez reunião para pais, na Faculdade LS, em Taguatinga, no último domingo (29) e após a apresentação do curso, Walter encaminhou que as famílias assinassem contrato com a escola, principalmente aqueles que queriam pagar o total de R$ 900, com direito a 30% de desconto, via cartão de crédito.

Ao trio, formado por Mauricio e os irmãos Passagli, juntou-se a consultoria do Coronel Costa Júnior, da Polícia Militar de São Paulo. Em seu perfil no Facebook, o militar faz postagens de apoio ao presidente, aos atos antidemocráticos de 7 de Setembro, contra o lockdown e as vacinas. Em 2020, ele concorreu às eleições para prefeito de Mogi Guaçu (SP) pelo PRTB, partido da base bolsonarista.

“Na criação do projeto, ele [Coronel Costa] nos deu orientações pedagógicas, mas ele não tem ligação direta com o projeto”, disse Maurício sobre a possível participação do militar na sociedade, que é amigo do ex-ministro da Infraestrutura e atual pré-candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link