
O governo de São Paulo informou, nesta segunda-feira (6), que interditou de forma cautelar dez estabelecimentos do estado para analisar a origem de bebidas suspeitas no âmbito de fiscalizações após casos de intoxicação por metanol. Os locais apresentaram irregularidades no processo de compra das bebidas, segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
As bebidas comercializadas nos locais tinham problemas com a comprovação de origem no momento da análise de nota fiscal. Não houve testes sobre presença de metanol nas bebidas.
A suspensão foi feita de forma cautelar, mas, se as empresas não conseguirem comprovar a origem dos produtos, podem perder definitivamente a inscrição estadual.
Segundo o governo, a suspensão preventiva da inscrição estadual de seis distribuidoras e dois bares foi pedida. Um décimo primeiro bar, no bairro do Itaim Bibi, também teve ordem de interdição emitida, mas conseguiu judicialmente ser reaberto. No momento, o Quintal do Espeto segue operando sem vender bebidas destiladas, informou o governo de SP.
Os locais interditados em SP são:
- Bebilar Distribuidora (Bela Vista)
- BBR Supermercado (Bela Vista)
- Bar e restaurante Ministrão (nos Jardins)
- Torres Bar (Mooca)
- Adega Fim de Semana (M’Boi Mirim)
- Empório Santos (Cidade Dutra)
- Adega do Lelê (Osasco)
- Adega Los Hermanos (Osasco)
- Villa Jardim (São Bernardo do Campo)
- Brasil Excellance Comercial Distribuidora de Bebidas (Barueri).

“A gente tem trabalhado com o cruzamento de notas fiscais. A gente parte do final da cadeia, lá do bar de onde partiu a contaminação, cruza a nota fiscal para ver a origem da bebida, qual foi o distribuidor que vendeu. A gente bate no distribuidor, faz a fiscalização. Esses foram os estabelecimentos que foram fechados, onde a gente viu problemas”, disse Tarcísio.
O Torres Bar e o Empório Santos informaram que colaboram integralmente com os órgãos de fiscalização. “Todos os nossos produtos são adquiridos de distribuidoras oficiais e parceiros de longa data”, afirmou o bar da Mooca em publicação nas redes sociais.
O Ministério da Saúde confirmou 16 casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas em todo o país. A pasta investiga outros 209 casos suspeitos de intoxicação. Os dados foram enviados pelos estados e compilados pelo CIEVS (Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional). Dos casos confirmados, 14 foram registrados em São Paulo e os outros dois no Paraná. Entre casos suspeitos, a maior concentração também é em São Paulo, com 178 registros em análise.
O Ministério da Saúde confirmou dois óbitos até o momento, todos em São Paulo. A pasta também investiga outras 13 mortes por suspeita de intoxicação por metanol, sendo em São Paulo (7), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1) e Ceará (1).
A Anvisa anunciou a liberação da importação de 2.600 frascos de fomepizol, utilizado no tratamento contra a intoxicação por metanol. O Ministério da Saúde comprará 2.500 frascos. Cem unidades serão doadas pelo fabricante.