Os Centros de Treinamento do Grêmio e do Internacional, que ficam em Porto Alegre (RS), foram alagados nesta sexta (3) após a cheia do Rio Guaíba. O centro da capital gaúcha está alagado e especialistas já alertaram que a situação pode demandar uma evacuação.
O Parque do Gigante, do Internacional, fica próximo à margem do Guaíba e foi fechado nesta quinta (2) por questões de segurança. O local costuma ser atingido pelo maior volume de águas e o jogo contra o Cruzeiro que aconteceria neste sábado (4) foi cancelado.
O CT Presidente Luiz Carvalho, do Grêmio também fica à margem do Guaíba e foi atingido. O clube ainda não divulgou qual a programação de treinamentos do time, mas a Ilha do Grêmio, área utilizada pelos sócios do clube, teve os acessos fechados por causa da chuva.
Além do Internacional e do Grêmio, outros clubes têm sido afetados pela chuvas. O estádio do Esporte Clube Igrejinha, no vale do Paranhana, está submerso. O Juventude afirmou que suas instalações não foram inundadas, mas o time cancelou os treinos por conta do temporal e deve retomar os trabalhos neste sábado (4).
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), afirmou que o portão 14 do sistema contra inundações rompeu nesta sexta e a Defesa Civil do estado emitiu um alerta para “inundação extrema” no Guaíba, que deve ultrapassar os cinco metros nas próximas horas.
A capital gaúcha tem quase 500 desabrigados, 448 pessoas alojadas em abrigos e 26 pontos totalmente bloqueados por enchentes.