Destaques

Cuba e Venezuela anunciam criação de banco de vacinas contra a covid-19. Por Michele de Mello

Publicado originalmente no Brasil de Fato

Por Michele de Mello

Financiado pelo banco da Alba, o repositório de vacinas atenderá prioritariamente aos oito países membros do bloco regional – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Cuba e Venezuela anunciaram a criação de um banco de vacinas contra a covid-19 durante a 18ª cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (Alba-TCP). Realizada nesta segunda-feira (14), a conferência celebrou os 16 anos do bloco e elegeu uma nova direção para o próximo período.

A  criação de uma banco de vacinas entre Cuba e Venezuela destinado aos países membro da Alba-TCP foi anunciada pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro, que presidiu a reunião.

“Nosso primeiro desafio é enfrentar, controlar e vencer a pandemia. O segundo é a recuperação econômica, já que nossas economias foram devastadas pelas sanções do império norte-americano”, afirmou Maduro.

Financiado pelo banco da Alba, o repositório de vacinas atenderá prioritariamente aos oito países membros do bloco regional.

O presidente cubano Miguel Díaz-Canel assegurou que a ilha está disposta a oferecer cooperação tecnológica e científica a todas as nações que dependam de apoio para conter os contágios do vírus sars-cov2. Desde o início da pandemia, Cuba enviou milhares de profissionais de saúde a 53 nações através da Brigada Henry Reeve.

“Nós demonstraremos que há respostas para as tragédias do planeta. Nós demonstramos que o ser humano pode e deve ser melhor. Demonstramos o valor da consciência e da ética”, declarou Canel, parafraseando o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro.

Cuba desenvolve quatro vacinas próprias. A Soberana 01 já esta em fase final de ensaios clínicos. Enquanto a Venezuela é o primeiro país da região a testar a vacina russa, Sputnik V, que promete 91% de eficácia contra a covid-19.

Maduro também anunciou a criação de mecanismos de cooperação para combater a pandemia e recuperar as economias da Alba-TCP em 2021. Para isso, o mandatário propôs a reativação do conselho econômico da Aliança e do processo de criação do sucre – moeda comum entre os países da Alba.

Sucessão

Sacha Lorentti, que foi embaixador da Bolívia na Organização das Nações Unidas (ONU), foi eleito novo secretário executivo da Alba-TCP, sucedendo David Choquehuanca, atual vice-presidente boliviano. “Responderei plenamente essa confiança. Recordamos que os países da Alba estão em sessão permanente de consulta para defender a independência, soberania e livre autodeterminação dos povos”, agradeceu.

Luis Arce retomou a participação oficial da Bolívia nesse encontro e declarou que fortalecer a Aliança era uma necessidade imperiosa e não uma opção.

Destacou que os novos governantes devem aprofundar as conquistas da chamada “década ganha” – período de ascensão de governos progressistas na América Latina, como de Evo Morales (Bolívia), Hugo Chávez (Venezuela), Rafael Correa (Equador), Daniel Ortega (Nicarágua), Tabaré Vásquez (Uruguai).

“Nosso dever é seguir avançando para alcançar a unidade de nossos países e continuar a obra de nossos antecessores. Voltamos à Alba e reafirmamos nosso compromisso com seus princípios, que a posicionam como um instrumento revolucionário”, afirmou Arce.

O presidente nicaraguense, Daniel Ortega ressaltou que as recentes vitórias na Bolívia, com a retomada do Movimento ao Socialismo depois de quase um ano do golpe de Estado, e na Venezuela com o governante Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv) assumindo a ampla maioria dos assentos do parlamento são sinais de que a aliança está no caminho certo.

“Os povos da Alba seguem trabalhando pela paz, equilíbrio e solidariedade. Rumamos para a unidade latino-americana e caribenha”, afirmou Ortega acompanhado da vice-presidenta e primeira-dama Rosario Murillo.

História 

Em 2004, Cuba e Venezuela lançaram a Alternativa Bolivariana para Nossa América como uma articulação entre governos e organizações de esquerda da região. Mais tarde, a Alba se consolidou entre oito Estados como Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (Alba-TCP).

Hoje compõem a aliança: Cuba, Bolívia, Equador, Venezuela, Nicaragua, Santa Lucia, São Vicente e Granadinas, Dominica, São Cristovão e Neves, Granada e Antígua e Barbuda.

O bloco foi fruto do movimento que derrotou a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), uma proposta dos Estados Unidos para submeter o comércio e produção de bens na América Latina de acordo às necessidades da Casa Branca. A medida foi derrotada, em 2005, durante a Cúpula das Américas realizada em Mar del Plata, Argentina.

Logo depois da vitória contra a Alca, as organizações sociais se mantiveram articuladas na rede Alba Movimentos, reunindo-se anualmente e mantendo uma sede da organização na capital Buenos Aires.

Edição: Leandro Melito

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Erika Hilton aciona MPF contra pastor que revelou ter beijado própria filha

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra o pastor…

4 horas ago

“Alma amava o Brasil”, diz amiga de israelense encontrada morta no Rio

A jovem israelense Alma Bohadana, que foi encontrada morta na noite de segunda-feira (6) na…

4 horas ago

Oposição quer levar caso da Sabesp ao STF após Justiça manter votação em SP

Os partidos de oposição planejam apresentar uma ADI ao STF após o Tribunal de Justiça…

4 horas ago

Sumido, Mourão reaparece para sugerir GLO Eduardo Leite

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que conversou com o governador do Rio Grande do…

5 horas ago

“Vai acontecer com frequência”, diz Carlos Nobre sobre crises climáticas como do RS

Em entrevista concedida ao DW Brasil, o climatologista Carlos Nobre, cuja carreira foi construída no…

5 horas ago

A arapuca que direita gaúcha gostaria de armar para Lula. Por Moisés Mendes

Publicado originalmente no "Blog do Moisés Mendes" É romântica, altruísta e algumas vezes oportunista a…

5 horas ago