
A pastora Simone Rodrigues Frate de Souza, cunhada do prefeito afastado de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), é considerada foragida desde a última quinta-feira (6), quando a Polícia Federal não a encontrou durante a segunda fase da Operação Copia e Cola. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça Federal de São Paulo. Com informações de Demétrio Vecchioli, no Metrópoles.
Na mesma decisão, também foram presos o marido dela, o pastor Josivaldo Batista de Souza, e o empresário Marco Silva Mott, amigo de infância do prefeito. O processo corre em segredo de Justiça, e nem a PF nem o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) comentaram o caso.
Simone é apontada como uma das operadoras financeiras de Rodrigo Manga. Na primeira fase da operação, em abril, a PF encontrou R$ 903 mil em espécie em sua residência. Segundo as investigações, ela seria responsável por pagar diversas contas pessoais do prefeito e da primeira-dama de Sorocaba, Sirlange, utilizando recursos desviados da Secretaria de Saúde.
A Polícia Federal faz operação na manhã desta quinta-feira (10) em Sorocaba, interior de São Paulo, contra organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos destinados à saúde. Policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão na casa do prefeito Rodrigo Manga… pic.twitter.com/mRR6ZADVds
— Folha de S.Paulo (@folha) April 10, 2025
Entre os comprovantes localizados no celular de Simone, constam boletos em nome de Rodrigo Manga, como mensalidades do Ipanema Clube e da faculdade da filha do prefeito, Giulia. O material foi incluído no inquérito como indício de uso de dinheiro público em despesas privadas.
A Operação Copia e Cola investiga um esquema de fraudes em contratos da saúde municipal, com suspeita de superfaturamento e desvio de verbas públicas. Segundo a PF, as investigações começaram após denúncias sobre pagamentos indevidos em licitações de serviços médicos e laboratoriais.
Rodrigo Manga segue afastado do cargo por decisão judicial. A prefeitura de Sorocaba informou que não vai comentar o caso e que as atividades do Executivo estão sendo conduzidas pelo vice-prefeito.