Cura gay e exorcismo em menores: programa da BBC expõe a Universal na Inglaterra

Atualizado em 11 de dezembro de 2023 às 18:21
Fachada da Universal em Londres. Reprodução BBC

Uma unidade da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Londres foi gravada secretamente enquanto tentava realizar um exorcismo em um adolescente de 16 anos, visando expulsar supostos espíritos malignos. Um pastor da igreja evangélica foi observado proferindo o que pareciam ser as chamadas “orações fortes” na tentativa de libertar o jovem de uma influência demoníaca.

O programa BBC Panorama também divulgou o testemunho de um ex-membro gay, que afirmou ter recebido “orações fortes” aos 13 anos na tentativa de modificar sua orientação sexual. A IURD afirma que menores de 18 anos não devem participar de cerimônias de “orações fortes” e que não pratica terapia de conversão.

A investigação do veículo britânico revelou que a igreja sugere a suas congregações que pode resolver problemas de saúde mental por meio da expulsão de espíritos malignos. O líder da Universal no Reino Unido classifica a epilepsia como um “problema espiritual”.

A igreja possui filiais em todo o mundo, incluindo 35 no Reino Unido, onde está registrada como uma entidade sem fins lucrativos. A igreja, de origem brasileira, alega ter mais de 10.000 membros em todo o país, identificando-se como uma igreja cristã pentecostal.

A prática de “orações fortes” para expulsar espíritos malignos não é única dela, sendo comum em algumas tradições cristãs, muitas vezes chamadas de libertação ou exorcismo. No entanto, na organização de Edir Macedo não utiliza o termo “exorcismo”.

Após uma investigação anterior relacionada ao assassinato de Victoria Climbie em 2000, a instituição introduziu uma política de salvaguarda, comprometendo-se a não realizar “orações fortes” em menores de 18 anos, nem na presença deles. O BBC Panorama, por meio de filmagens secretas, documentou um culto de jovens em Brixton, no sul de Londres, onde um pastor foi filmado realizando “orações fortes” em um jovem de 16 anos.

A igreja respondeu à acusação afirmando que as “orações fortes” são conduzidas em serviços específicos de libertação e que menores de 19 anos não são permitidos nessas cerimônias. A igreja negou veementemente violar sua política de salvaguarda.

Edir Macedo, fundador da IURD. Reprodução

Ex-membros entrevistados pela BBC compartilharam experiências perturbadoras, alegando terem sido submetidos a “orações fortes” contra a política de salvaguarda da Universal. Alguns relataram dificuldades ao tentar deixar a igreja, citando ameaças e pressões emocionais. A dona da Record negou a prática de terapias de conversão e afirmou que “orações fortes” não são realizadas com base em questões de sexualidade ou identidade de gênero, acolhendo pessoas de todas as orientações sexuais.

Em um culto gravado secretamente, seu líder no Reino Unido, Bispo James Marques, associou problemas de saúde mental a espíritos malignos, chamando a depressão de um “problema espiritual”. A igreja enfatizou que “orações fortes” não substituem ajuda médica e que as alegações de intimidação não têm fundamento. Contudo, vários ex-membros afirmaram que não retornariam à igreja.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link