Dallagnol é chamado de “canalha” por Beto Richa durante bate-boca em aeroporto

Atualizado em 9 de dezembro de 2025 às 20:56
Montagem de fotos dO deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) e o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Novo-PR)
O deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) e o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Novo-PR) – Reprodução/Agência Câmara

O deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) e o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Novo-PR) discutiram no aeroporto de Curitiba, enquanto aguardavam o embarque para Brasília. Segundo relatos de pessoas que presenciaram a cena, a troca de acusações ocorreu na fila de embarque.

A discussão começou após Richa chamar Dallagnol de “canalha”. Em resposta, o ex-procurador afirmou: “E você é um bandido, deveria estar preso”. O deputado questionou supostas ilegalidades cometidas por Dallagnol durante a condução da operação Lava Jato.

Dallagnol, por sua vez, sugeriu que os dois discutissem “ponto a ponto” o processo que resultou na prisão de Richa durante a operação. Apesar do tom elevado, não houve agressão física entre os envolvidos.

aeroporto de Curitiba
Aeroporto de Curitiba, onde discussão aconteceu – Divulgação

Em declaração a Lauro Jardim, do jornal O Globo, Richa afirmou que abordou Dallagnol após ter sido encarado pelo ex-procurador no local. Segundo ele, os dois já haviam se encontrado no dia anterior em um clube da capital paranaense, mas não conversaram naquela ocasião.

O deputado declarou ainda que foi perseguido por Dallagnol durante a Lava Jato e que mensagens atribuídas ao ex-procurador comprovariam essa versão. Além dos dois, também estavam no mesmo voo os deputados Filipe Barros (PL-PR) e Reinhold Stephanes (PSD-PR).

Ex-governador do Paraná, Richa foi preso no âmbito de investigações por suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa relacionadas à concessão de rodovias estaduais. Os processos foram posteriormente arquivados por decisão do ministro Dias Toffoli. Richa também já moveu ação por danos morais contra Dallagnol, mas o pedido de indenização foi negado pela Justiça.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.