Dallagnol fala sobre ética nos negócios em palestra em SP

Dallagnol na XP

PUBLICADO NO CONJUR

POR PEDRO CANÁRIO

O procurador da República Deltan Dallagnol participa de um evento sobre combate à corrupção em São Paulo. O tema da palestra: “Ética nos negócios em um mundo de pressões”. É.

Deltan é bem relacionado com empresas e conhece muitos empresários. Durante o auge de sua fama à frente da “lava jato”, captou recursos junto a eles para financiar o Instituto Mude — Chega de Corrupção, segundo reportagem do site Agência Pública com base nas mensagens vazadas pelo The Intercept Brasil.

A ideia era que o Mude financiasse campanhas de Deltan.

Inicialmente, a campanha era a favor dos projetos de reforma do Código de Processo Penal que os procuradores disseram que eram contra a corrupção.

Depois, passou a ser para divulgar as ideias políticas de Deltan.

Mas, enquanto isso, Deltan discutia com os colegas pelo Telegram a ideia de lançar a candidatura ao Congresso Nacional de um procurador da República por estado.

O palestrante seria candidato ao Senado — “seria facilmente eleito”, ele disse, numa mensagem a si mesmo, conforme o Intercept—, mas desistiu na última hora.

Deltan até mesmo abriu uma empresa. Para aproveitar a fama que conseguiu com a “lava jato”, associou-se ao colega Roberson Pozzobon, cuja maturidade foi elogiada pelo ex-PGR Rodrigo Janot em seu livro, para abrir uma firma de palestras e eventos — “vamos organizar congressos e eventos e lucrar, ok?”, ele disse ao colega, segundo mensagens vazadas pelo Intercept.

O evento acontece no dia 25 de outubro, na sede da Faculdade de Direito de Santo André (Fadisa), na Grande São Paulo.

O ministro Luís Roberto Barroso e o desembargador Fausto De Sanctis também são palestrantes.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!