Damares diz que “Malafaia está endemoniado” após ataques

Atualizado em 23 de janeiro de 2026 às 11:38
Damares Alves e Silas Malafaia. Foto: Reprodução

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) reagiu às acusações do pastor Silas Malafaia e afirmou que ele estaria “endemoniado” após dizer que ela mente sobre o envolvimento de igrejas evangélicas em fraudes contra aposentados do INSS.

“Ele está endemoniado. Não pode intimidar uma senadora”, disse ao SBT News. A reação ocorreu depois de Malafaia dizer que Damares teria mentido ao afirmar que “grandes igrejas estão envolvidas na falcatrua do INSS”.

Segundo ele, as investigações não atingiriam grandes denominações, mas igrejas “novas” e “pequenas”. “Me dê o nome de grandes igrejas. Não tem nenhuma”, afirmou. O embate teve início após declarações da senadora sobre os trabalhos da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS, que apura fraudes contra aposentados e pensionistas.

Damares Alves na CPMI do INSS. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Damares afirmou que a comissão identificou igrejas e líderes religiosos no esquema. “Essa CPMI do INSS está chegando em lugares que a gente jamais imaginava”, disse. Malafaia classificou a fala como uma “afronta” e passou a atacar a senadora com termos como “leviana”, “cínica” e “mentirosa”.

Ele também desafiou Damares a apresentar nomes e provas. “Ou a senhora dá os nomes ou a senhora é uma leviana, linguaruda”, afirmou, acrescentando que, sem isso, ela não seria “digna” de representar eleitores evangélicos.

Em resposta, a senadora divulgou requerimentos apresentados no âmbito da CPMI e afirmou que as informações citadas “são públicas e constam em requerimentos apresentados e aprovados pela Comissão, amplamente divulgados e acessíveis à sociedade”. Segundo ela, a eventual participação de igrejas em fraudes “causa profundo desconforto e tristeza”, mas não afasta o dever de investigação.

Entre os pedidos já apresentados estão transferências de sigilo de igrejas como Adoração Church, Assembleia de Deus Ministério do Renovo, Ministério Deus é Fiel Church e Igreja Evangélica Campo de Anatote, além da convocação ou convite de diversos líderes religiosos.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.