
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (16) mostra divisão da opinião pública sobre os responsáveis pelo tarifaço que elevou preços de importados em até 60%. Segundo o levantamento, 35% dos brasileiros apontam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como principal culpado. Somados, Jair Bolsonaro (PL) e o deputado foragido Eduardo Bolsonaro (PL-SP) concentram 39% das menções — 22% responsabilizam Jair e 17% Eduardo.
O pacote tarifário foi anunciado pelo governo Lula em resposta às sobretaxas impostas pelos Estados Unidos. Para especialistas, a medida foi uma tentativa de proteger a indústria nacional e reequilibrar a balança comercial, mas a oposição aproveitou o tema para desgastar o Planalto. A pesquisa revela que a percepção pública ainda é marcada pela disputa política entre governo atual e bolsonarismo.
Os números indicam que a população está dividida, com uma parcela significativa responsabilizando tanto a gestão atual quanto a anterior. Entre os que mais culpam Lula, destacam-se eleitores de renda média e baixa, enquanto a atribuição de responsabilidade a Jair e Eduardo Bolsonaro aparece mais forte entre os de maior renda e alinhados à direita.

O Datafolha mostra ainda que 3% apontam Donald Trump como o responsável pela escalada, já que as sobretaxas americanas foram o ponto de partida para a crise. Outros 2% distribuíram as culpas entre diferentes atores políticos, e 1% citou motivos variados. Uma fatia de 20% dos entrevistados declarou não saber quem culpar.
O levantamento reforça como a guerra comercial entre Brasil e Estados Unidos ganhou contornos eleitorais no país. A equipe econômica de Lula tenta mostrar que as medidas são paliativas e que negociações diplomáticas devem reduzir o impacto. Por outro lado, aliados de Bolsonaro exploram a narrativa de que o PT é o responsável direto pelo aumento de custos que afetam empresas e consumidores.
A pesquisa Datafolha ouviu 2.040 pessoas em 130 municípios entre os dias 14 e 15 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O resultado confirma o tarifaço como novo eixo da polarização política que deve marcar a corrida presidencial de 2026.