Datafolha: 63% dos paulistanos veem a gestão Tarcísio como regular, ruim ou péssima

Atualizado em 11 de março de 2024 às 21:34
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Foto: Divulgação

O desempenho do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não recebe a aprovação de 63% dos eleitores na capital do estado, segundo pesquisa Datafolha: esse número traz 37% dos pesquisados que veem seu governo como regular e outros 26%, que a consideram ruim ou péssima. Outros 33% consideram sua gestão como ótima ou boa. Cerca de 3% dos entrevistados afirmam não conseguir avaliar o governo.

Comparando com a pesquisa de agosto de 2023, Tarcísio apresentou uma oscilação positiva na aprovação, dentro da margem de erro. Na pesquisa anterior, 30% dos eleitores paulistanos aprovavam sua gestão, 38% a consideravam regular e 27% a viam como ruim ou péssima.

A pesquisa, realizada entre quinta (7) e sexta-feira (8), contou com 1.090 entrevistas com pessoas de 16 anos ou mais, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Além da avaliação do governo, a pesquisa também abordou a intenção de voto na corrida municipal de 2024.

A resistência à gestão do governador é mais expressiva entre aqueles com nível superior, onde a reprovação atinge 37%. Também há tendência de piora na avaliação nos segmentos de renda de 5 a 10 salários mínimos e mais de 10 salários, com 41% e 38% de reprovação, respectivamente.

O ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado de Tarciso de Freitas. Foto: Divulgação

A aprovação do governo apresenta números mais favoráveis entre homens, com 37% classificando como ótimo/bom, em comparação com 30% entre as mulheres. Entre os evangélicos, base do bolsonarismo, a aprovação alcança 43%.
Tarcísio de Freitas, apadrinhado por Jair Bolsonaro (PL), foi eleito em 2022 com 55% dos votos válidos.

Desde então, tem enfrentado o desafio de equilibrar suas manifestações para não alienar eleitores tanto de Bolsonaro quanto do centro político. A pesquisa indica que a exposição em atos ao lado de Bolsonaro, como em fevereiro, foi calculada pelo entorno do governador, considerando a força ainda presente no bolsonarismo.

Segundo o Datafolha, a avaliação positiva da gestão de Tarcísio é de 21% entre os que preferem o PT e de 87% entre os que optam pelo PL. Aliados afirmam que o governador é leal e grato ao padrinho político, e negam a possibilidade de uma candidatura à Presidência em 2026.

Argumentam que o projeto em São Paulo é de longo prazo, e completar o ciclo no estado seria estrategicamente mais interessante. No entanto, Tarcísio é considerado, por muitos aliados de Bolsonaro, como o nome mais forte para uma potencial corrida presidencial contra Lula, mesmo negando essa hipótese.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link