Datafolha: aprovação de Lula 3 só perde para Lula 2 e Dilma 1

Atualizado em 19 de junho de 2024 às 7:05
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Ricardo Stuckert/PR

A pesquisa mais recente do Datafolha, divulgada nesta terça-feira (18), mostra que a avaliação do governo do presidente Lula (PT) permanece estável. De acordo com os dados, 36% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom, enquanto 31% classificam a administração como ruim ou péssima. Outros 31% avaliam o governo como regular.

Ao comparar com outros presidentes após 16 meses de mandato, Fernando Collor tinha 18% de aprovação, Itamar Franco, 15%, Fernando Henrique Cardoso, 30% no primeiro mandato e 19% no segundo, Lula, 35% no primeiro e 69% no segundo, Dilma, 62% no primeiro e 10% no segundo, Temer, 5%, e Bolsonaro, 32%.

Assim, Lula, em seu terceiro mandato, tem uma aprovação maior do que Collor, Itamar, FHC em ambos os mandatos, Lula em seu primeiro mandato, Temer e Bolsonaro nesse mesmo período. Apenas Lula em seu segundo mandato e Dilma no primeiro mandato tiveram aprovações mais altas.

Não se constrói um país sob as ruínas da fome', diz Lula | Política
O presidente Lula (PT). Foto: reprodução

Mesmo com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que sugere estabilidade no cenário geral, houve uma leve melhora na avaliação de Lula em comparação com a pesquisa anterior, onde havia um empate técnico entre os que consideravam o governo ótimo/bom e ruim/péssimo.

Vale destacar que a tendência de queda na avaliação do chefe do Executivo, observada desde o final do ano passado, foi revertida nesta pesquisa, que marca um ano e seis meses do terceiro mandato de Lula no Palácio do Planalto.

A pesquisa foi conduzida presencialmente, entrevistando 2.008 pessoas com 16 anos ou mais, em 113 municípios de todas as regiões do país, entre os dias 4 e 13 de junho.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link