Datafolha: BNDES tem a melhor avaliação da história no governo Lula

95% dos entrevistados que conhecem o BNDES apontaram aspectos positivos do banco, como a contribuição para o desenvolvimento do país e para a geração de empregos

Atualizado em 15 de fevereiro de 2024 às 15:46
Edíficio do BNDES. Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilS

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é reconhecido pela população brasileira como uma instituição que promove o desenvolvimento do país e gera empregos, segundo pesquisa realizada pelo instituto Datafolha a pedido do BNDES. Os resultados também revelam a melhor avaliação do banco na série histórica, iniciada em 2015.

A pesquisa foi respondida por 2020 brasileiros, com 18 anos ou mais, das classes ABC, com renda familiar mensal acima de dois salários-mínimos e conhecimento mínimo sobre o BNDES.

Segundo o Datafolha, o percentual de entrevistados que relaciona a instituição à promoção do desenvolvimento alcançou 54%, subindo 7 pontos percentuais em comparação com 2022, o melhor resultado desde que a pesquisa passou a ser contratada, em 2015.

Dos respondentes, 95% associaram a atuação do Banco a aspectos positivos, como desenvolvimento empresarial, infraestrutura, geração de empregos, desenvolvimento econômico, entre outros.

73% confiam no BNDES

Segundo o Datafolha, os índices Favorabilidade, Confiança e Advocacy entre os que conhecem o BNDES também alcançaram os melhores resultados históricos, com 82% dos entrevistados com a impressão positiva do banco (Favorabilidade), com 73% manifestando confiança alta ou muito alta no BNDES, e índice de Advocacy de 43 (percentual de pessoas que falariam bem do Banco menos percentual de pessoas que falariam mal do Banco).

Com esses resultados, o índice de Favorabilidade aumentou 5 pontos percentuais, o de Confiança 7 pontos percentuais, e o saldo do índice Advocacy, 11 pontos, em relação à pesquisa anterior.

“Os resultados revelam a importância da decisão deste governo de retomar o BNDES como instituição protagonista do desenvolvimento do Brasil”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Outro fator de destaque é a percepção dos brasileiros sobre a atuação ética e responsável da instituição, que aumentou 18 pontos percentuais em 2023, assim como sobre a divulgação contínua de informações – transparência, que subiu 17 pontos percentuais, os melhores resultados nos últimos anos.

Mercadante lembra que o BNDES, que já foi acusado de ser uma caixa-preta, alcançou, no ano passado, o nível de excelência em transparência no ranking da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e, agora, é reconhecido pela população. “É o resultado do trabalho de profissionais altamente qualificados do BNDES, que resgatou o papel histórico do banco de fomento ao desenvolvimento do país, com reconhecimento da sociedade brasileira”, completou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link