Datafolha: Bolsonaro e Paes são os padrinhos políticos que mais prejudicam seus candidatos no Rio

Atualizado em 1 de julho de 2022 às 20:33
Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (1°), foi divulgado uma pesquisa do Datafolha onde é mostrado que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), são os dois padrinhos políticos que mais atrapalham os seus respectivos candidatos na disputa eleitoral do Rio de Janeiro.

Segundo o levantamento, 58% dos ouvidos disseram que “não votariam de jeito nenhum” no candidato apoiado por Bolsonaro, no caso, Cláudio Castro (PL). Já sobre um nome apadrinhado por Paes, 55% dos entrevistados deram a mesma resposta. Paes endossa o nome de Felipe Santa Cruz (PSD).

Marcelo Freixo é apoiado pelo ex-presidente e pré-candidato a presidência Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) que aparece em terceiro na pesquisa, onde por sua vez, 51% dos entrevistados “não votariam de jeito nenhum” em um candidato apoiado por ele.

De acordo com o levantamento, em relação a votos garantidos pelo apoio, Lula lidera, sendo que 21% dos entrevistados disseram que o apoio do ex-presidente os “levaria a escolher um candidato com certeza”. Já Bolsonaro tem influência sobre 18% dos ouvidos e Paes, sobre apenas 10%.

Na disputa pelo Palácio Guanabara neste ano, segundo o Datafolha, o governador do Rio, Claudio Castro (PL), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) seguem tecnicamente empatados na liderança. Contudo, Castro aparece com 22%, enquanto Freixo soma 21%.

Veja o desempenho de cada candidato:

    Cláudio Castro (PL) – 22%

    Marcelo Freixo (PSB) – 21%

    Anthony Garotinho (União) – 7%

    Rodrigo Neves (PDT) – 6%

    Eduardo Serra (PCB) – 5%

    Cyro Garcia (PSTU) – 4%

    Felipe Santa Cruz (PSD) – 2%

    Paulo Ganime (Novo) – 2%

    Coronel Emir Larangeira (PMB) – 2%

    Branco/Nulo – 20%

    Não sabe – 10%

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link